No âmbito das comemorações do 21º aniversário, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo prepara-se para lançar o seu primeiro trabalho discográfico, assim como garantir a participação do grupo no XXVII "Certamen Internacional de Cuarentunas" que, este ano, decorrerá, nos dias 8 e 9 de novembro, em León, na Espanha.
Segundo o grupo, “muitas mais surpresas estão a ser preparadas”.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é composta por antigos universitários que nasceram, vivem, trabalham, ou simplesmente amam Viana. “Apadrinhados pela Flora Silva e pelo saudoso Francisco Sampaio, este projeto surgiu fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias academias, entre elas, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao findarem os seus estudos e ao iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências académicas através daquilo que lhes era comum: a música e a amizade”, relembrou a Tuna de Veteranos numa nota enviada à Viana TV.

Fundada em 2003, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo tem-se destacado ao longo das duas últimas décadas como um verdadeiro símbolo da cultura e tradição da região, assim como uma referência no mundo das Quarentunas, Tunas Veteranas, sendo atualmente a única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, projeto do qual foram uma das tunas fundadoras.
Entre os momentos marcantes deste grupo está a primeira atuação em Valença do Minho, integrada no Concerto comemorativo do XVIII Aniversário do Coral Polifónico São Teotónio ou em 2023 a organização do espetáculo Tuna de Veteranos de Viana do Castelo em celebração do 20º aniversário, cujo momento foi acompanhado pela Viana TV.
Pode rever aqui a reportagem:
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.