No âmbito das comemorações do 21º aniversário, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo prepara-se para lançar o seu primeiro trabalho discográfico, assim como garantir a participação do grupo no XXVII "Certamen Internacional de Cuarentunas" que, este ano, decorrerá, nos dias 8 e 9 de novembro, em León, na Espanha.
Segundo o grupo, “muitas mais surpresas estão a ser preparadas”.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é composta por antigos universitários que nasceram, vivem, trabalham, ou simplesmente amam Viana. “Apadrinhados pela Flora Silva e pelo saudoso Francisco Sampaio, este projeto surgiu fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias academias, entre elas, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao findarem os seus estudos e ao iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências académicas através daquilo que lhes era comum: a música e a amizade”, relembrou a Tuna de Veteranos numa nota enviada à Viana TV.

Fundada em 2003, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo tem-se destacado ao longo das duas últimas décadas como um verdadeiro símbolo da cultura e tradição da região, assim como uma referência no mundo das Quarentunas, Tunas Veteranas, sendo atualmente a única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, projeto do qual foram uma das tunas fundadoras.
Entre os momentos marcantes deste grupo está a primeira atuação em Valença do Minho, integrada no Concerto comemorativo do XVIII Aniversário do Coral Polifónico São Teotónio ou em 2023 a organização do espetáculo Tuna de Veteranos de Viana do Castelo em celebração do 20º aniversário, cujo momento foi acompanhado pela Viana TV.
Pode rever aqui a reportagem:
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.