No âmbito das comemorações do 21º aniversário, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo prepara-se para lançar o seu primeiro trabalho discográfico, assim como garantir a participação do grupo no XXVII "Certamen Internacional de Cuarentunas" que, este ano, decorrerá, nos dias 8 e 9 de novembro, em León, na Espanha.
Segundo o grupo, “muitas mais surpresas estão a ser preparadas”.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é composta por antigos universitários que nasceram, vivem, trabalham, ou simplesmente amam Viana. “Apadrinhados pela Flora Silva e pelo saudoso Francisco Sampaio, este projeto surgiu fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias academias, entre elas, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao findarem os seus estudos e ao iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências académicas através daquilo que lhes era comum: a música e a amizade”, relembrou a Tuna de Veteranos numa nota enviada à Viana TV.

Fundada em 2003, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo tem-se destacado ao longo das duas últimas décadas como um verdadeiro símbolo da cultura e tradição da região, assim como uma referência no mundo das Quarentunas, Tunas Veteranas, sendo atualmente a única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, projeto do qual foram uma das tunas fundadoras.
Entre os momentos marcantes deste grupo está a primeira atuação em Valença do Minho, integrada no Concerto comemorativo do XVIII Aniversário do Coral Polifónico São Teotónio ou em 2023 a organização do espetáculo Tuna de Veteranos de Viana do Castelo em celebração do 20º aniversário, cujo momento foi acompanhado pela Viana TV.
Pode rever aqui a reportagem:
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.