No âmbito das comemorações do 21º aniversário, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo prepara-se para lançar o seu primeiro trabalho discográfico, assim como garantir a participação do grupo no XXVII "Certamen Internacional de Cuarentunas" que, este ano, decorrerá, nos dias 8 e 9 de novembro, em León, na Espanha.
Segundo o grupo, “muitas mais surpresas estão a ser preparadas”.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é composta por antigos universitários que nasceram, vivem, trabalham, ou simplesmente amam Viana. “Apadrinhados pela Flora Silva e pelo saudoso Francisco Sampaio, este projeto surgiu fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias academias, entre elas, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao findarem os seus estudos e ao iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências académicas através daquilo que lhes era comum: a música e a amizade”, relembrou a Tuna de Veteranos numa nota enviada à Viana TV.

Fundada em 2003, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo tem-se destacado ao longo das duas últimas décadas como um verdadeiro símbolo da cultura e tradição da região, assim como uma referência no mundo das Quarentunas, Tunas Veteranas, sendo atualmente a única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, projeto do qual foram uma das tunas fundadoras.
Entre os momentos marcantes deste grupo está a primeira atuação em Valença do Minho, integrada no Concerto comemorativo do XVIII Aniversário do Coral Polifónico São Teotónio ou em 2023 a organização do espetáculo Tuna de Veteranos de Viana do Castelo em celebração do 20º aniversário, cujo momento foi acompanhado pela Viana TV.
Pode rever aqui a reportagem:
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.