Logo
Nacional

Treze mortos nas estradas nos três primeiros dias da operação Páscoa da GNR

9 Abril, 2023 | 13:15
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A operação Páscoa 2023 da GNR registou entre quinta-feira e sábado um total de 3.650 contraordenações rodoviárias, mais de metade por excesso de velocidade, e 668 acidentes, dos quais resultaram 13 mortos e 23 feridos graves.

Segundo os dados provisórios relativos à fiscalização e patrulhamento intensivo dos últimos três dias, de 6 a 8 de abril, divulgados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), morreram em média mais de quatro pessoas por dia em acidentes de viação.

No primeiro dia de fiscalização, a GNR registou duas vitimas mortais resultantes de colisões, um homem de 37 anos e outro de 71 anos, respetivamente em Vila Nova de Gaia e Portel.

Na sexta-feira, um despiste em Lousada causou três mortes, dois homens de 62 e 42 anos e uma mulher de 52 anos.

Sábado foi o dia mais negro da operação, com um total de oito mortos: duas colisões, em Murtosa e Moimenta da Beira, que foram fatais para mulher de 55 anos e um homem de 52, e quatro despistes, um em Paredes, que vitimou uma criança de 10 anos, um em Penafiel, que matou um homem de 53 anos, um em Ourém, que causou a morte a um homem de 37 anos, e um em Trofa que que resultou em três vítimas mortais, três homens entre os 40 e 50 anos.

Além dos acidentes, os Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito da GNR fiscalizaram 18.584 condutores, dos quais 237 conduziam com excesso de álcool e, destes, 135 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem carta de condução.

Das 3.650 contraordenações rodoviárias registadas, 2.148 foram por excesso de velocidade, 300 por falta de inspeção periódica obrigatória, 104 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 117 por uso de telemóvel durante a condução, 205 por falta ou incorreta utilização de cintos de segurança ou sistemas de retenção e 112 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

A GNR apela à condução “atenta, cautelosa e defensiva” e alerta que terá especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, como manobras perigosas, condução sob efeito de álcool e substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, correta sinalização e execução de ultrapassagens, mudanças de direção e cedência de passagem, utilização indevida do telemóvel, bem como não utilização correta do cinto de segurança.

A Operação “Páscoa 2023” da GNR vai estender-se até dia 11 de abril.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.