O Benfica, o FC Porto e o Sporting vão atuar em casa na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ditou o sorteio realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Numa ronda marcada para o fim de semana de 25 e 26 de novembro, os ‘dragões’, detentores do troféu, e os ‘leões’ defrontam Montalegre e Dumiense, respetivamente, duas equipas do quarto escalão, o Campeonato de Portugal.
Por seu lado, o Benfica, recordista de vitórias na prova (26 títulos), ainda não tem adversário definido, já que vai receber o vencedor do embate em atraso da terceira ronda, a receção do Camacha, do Campeonato de Portugal, ao Famalicão, da I Liga.
Um possível embate entre os ‘encarnados’ e os famalicenses seria o quarto entre equipas da I Liga, sendo que já são certas as receções do Vizela ao Estrela da Amadora, do Portimonense ao Sporting de Braga e do Arouca ao Boavista.
Por seu lado, o Atlético da Malveira, sobrevivente dos campeonatos distritais, vai viajar ao reduto da União de Leiria, da II Liga.
A quarta eliminatória, agendada para os dias 25 e 26 de novembro, conta, para já, com 13 clubes da I Liga, nove da II Liga, um da Liga 3, sete do Campeonato de Portugal e um dos Distritais.
Em atraso, está o embate, da terceira ronda, entre o Camacha, do Campeonato de Portugal, e o Famalicão, da I Liga, que foi adiado para 18 de novembro devido ao mau tempo, que não permitiu a deslocação dos famalicenses à Madeira.
Eis o resultado do sorteio:
– Vizela (L1) x Estrela Amadora (L1)
– Vitória SC (L1) x Lank Vilaverdense (L2)
– FC Porto (L1) x Montalegre (CP)
– Sporting (L1) x Dumiense (CP)
– Paredes (CP) x Amarante (CP)
– Portimonense (L1) x Braga (L1)
– Benfica (L1) x Vencedor: Camacha (CP) x Famalicão (L1)
– Canelas 2010 (L3) x Marítimo (L2)
– Penafiel (L2) x Vitória FC (CP)
– Nacional (L2) x Casa Pia (L1)
– Arouca (L1) x Boavista (L1)
– Elvas (CP) x Santa Clara (L2)
– União Leiria (L2) x Atlético Malveira (D)
– Estoril Praia (L1) x Mafra (L2)
– Torreense (L2) x Tondela (L2)
– Serpa (CP) x Gil Vicente (L1)
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.