O novo serviço de transportes urbanos de Viana do Castelo, TuViana, vai continuar a ser gratuito para todos os utentes durante os próximos dois meses, até que o sistema de bilhética esteja totalmente implementado. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, que estima a entrada em vigor do tarifário até ao final do ano.
“O tarifário está definido, mas falta a fundamentação económica. Depois disso terá de ir a reunião de câmara, à discussão pública e à Assembleia Municipal. Por isso falo em dois meses”, explicou o autarca, durante o balanço da primeira semana de operação do novo serviço, feito em conferencia de imprensa no quartel dos Bombeiros Sapadores.
Apesar de ainda não estar a ser cobrado, o novo tarifário do TuViana prevê uma redução significativa nos custos para os utilizadores face à anterior operadora. “Antes, um utente que quisesse circular por toda a rede urbana pagava até 80 euros. Com o TuViana, o passe geral vai custar 25 euros por mês e será válido em todas as linhas”, destacou Luís Nobre.
A gratuitidade temporária das viagens está a permitir, segundo o presidente da câmara, uma maior adesão da população e uma transição progressiva para o novo modelo de mobilidade, apoiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O TuViana entrou em funcionamento no dia 23 de setembro, com uma operação inicial assegurada por três autocarros elétricos e veículos alugados. Atualmente, já estão em circulação 11 autocarros elétricos, de um total de 17 adquiridos com financiamento europeu. Os restantes deverão ser integrados até outubro, com três veículos a ficar de reserva.
Atualmente, o TuViana opera 11 linhas, número que subirá para 14 com a reorganização das freguesias e para 15 com a criação de uma nova linha para a zona industrial de São Romão de Neiva. As áreas empresariais da Meadela e da Praia Norte já estão cobertas pelo serviço.
Para garantir a operação nos sete dias da semana, a câmara contratou 27 Agentes Únicos de Transporte (AUT) e está a concluir o processo para contratar mais sete. Quando o reforço estiver completo, mais três autocarros entrarão ao serviço.
Os veículos estão equipados com sistemas de informação em tempo real, gestão digital de frota e soluções tecnológicas de ponta que colocam o TuViana ao nível dos melhores serviços de transporte público do país.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um diversificado programa para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, com atividades nos dias 8 e 28 de novembro, em parceria com várias entidades locais.
Dois homens, de 28 e 36 anos, foram detidos e uma mulher de 40 anos constituída arguida, no dia 17 de outubro, pela prática de furto em estabelecimento comercial em Viana do Castelo.
O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) promove, esta quarta-feira, 22 de outubro, às 15h00, no auditório da Escola Secundária de Ponte de Lima, o seminário “Descobrir e Desenvolver o Talento Inato – O Método Geniotipo na Educação”.
Nascida em França, mas com fortes ligações a Viana do Castelo, Celina Viegas, 36 anos, realizou este domingo um sonho ao marcar presença no The Voice Portugal, transmitido pela RTP. A fadista representou com orgulho a cidade natal dos seus pais e do seu marido, levando consigo o nome e o espírito de Viana para um dos palcos mais mediáticos da música nacional.
Mais de 50 pessoas participaram na quarta caminhada do projeto “Descobrir Monção a Caminhar”, desta vez pelo alto da montanha, em Abedim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta terça-feira, o quarto concurso para a contratação de agentes únicos de transportes coletivos, reforçando o quadro de pessoal do serviço de transporte urbano da cidade.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no próximo sábado, 25 de outubro, às 21h30, o espetáculo “A Galiza mail’o Minho”, inserido na 5.ª edição do Encontro de Culturas. A iniciativa é promovida pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.