A empresa Transcunha emitiu, esta terça-feira, um comunicado para defender o serviço de transportes públicos prestado nos últimos dez anos na cidade, reagindo a críticas recentes sobre a qualidade e abrangência do sistema.
No texto, a Transcunha nega que o tarifário anterior fosse mais caro do que o que está a ser proposto pela nova concessionária, TUViana, afirmando que o passe único para toda a rede custava 22,20 euros para residentes em Viana, contrariando informações que circulam sobre preços “quase a atingir 80 euros”. A empresa lembra ainda que desde 2024 os passes para estudantes até 23 anos são gratuitos em todo o país.
Sobre a oferta de horários, a Transcunha destaca que houve uma redução no número de viagens durante o horário útil do dia, que passou de 126 para 105, o que implica maiores intervalos e pior serviço para os estudantes, que agora têm de caminhar mais para apanhar os autocarros e enfrentam atrasos nos horários de saída das escolas.
A empresa critica também a ausência de aumento da rede de transportes, referindo que as linhas em funcionamento cobrem as mesmas paragens da concessão anterior, e que as duas novas linhas anunciadas para a Zona Industrial do Neiva ainda não estão em funcionamento.
A Transcunha apela a um debate transparente e baseado em factos sobre o futuro do transporte público em Viana do Castelo, com especial atenção às necessidades dos utentes.


O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.