A empresa Transcunha emitiu, esta terça-feira, um comunicado para defender o serviço de transportes públicos prestado nos últimos dez anos na cidade, reagindo a críticas recentes sobre a qualidade e abrangência do sistema.
No texto, a Transcunha nega que o tarifário anterior fosse mais caro do que o que está a ser proposto pela nova concessionária, TUViana, afirmando que o passe único para toda a rede custava 22,20 euros para residentes em Viana, contrariando informações que circulam sobre preços “quase a atingir 80 euros”. A empresa lembra ainda que desde 2024 os passes para estudantes até 23 anos são gratuitos em todo o país.
Sobre a oferta de horários, a Transcunha destaca que houve uma redução no número de viagens durante o horário útil do dia, que passou de 126 para 105, o que implica maiores intervalos e pior serviço para os estudantes, que agora têm de caminhar mais para apanhar os autocarros e enfrentam atrasos nos horários de saída das escolas.
A empresa critica também a ausência de aumento da rede de transportes, referindo que as linhas em funcionamento cobrem as mesmas paragens da concessão anterior, e que as duas novas linhas anunciadas para a Zona Industrial do Neiva ainda não estão em funcionamento.
A Transcunha apela a um debate transparente e baseado em factos sobre o futuro do transporte público em Viana do Castelo, com especial atenção às necessidades dos utentes.


Na madrugada deste domingo, 26 de outubro, Portugal entra novamente na hora de inverno. Às 02h00, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos, passando para as 01h00, em todo o território continental e na Região Autónoma da Madeira.
O Santa Luzia FC parte este domingo rumo ao Pavilhão dos Desportos, em Vila do Conde, para defrontar o GD Árvore na 8.ª jornada da Liga Feminina Placard. O apito inicial está marcado para as 13h00, com transmissão em direto pelo Canal 11.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é uma das instituições de ensino superior da região que vai beneficiar do apoio do Programa Regional Norte 2030, no âmbito de um investimento global superior a 94 milhões de euros destinado a 47 projetos de ciência e inovação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo já arrecadou 433.550 euros desde a entrada em vigor, em agosto de 2024, da taxa turística municipal — de 1,50 euros na época alta e 1 euro na época baixa.
O Município de Viana do Castelo felicitou o ciclista Iúri Leitão, natural de Santa Marta de Portuzelo, pela conquista da medalha de bronze na prova de scratch dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista 2025, que decorrem no Velódromo Peñalolén, em Santiago do Chile.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi o cenário escolhido para a apresentação do teaser do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada nas tradições, arquitetura e identidade cultural da cidade. O evento contou com apresentação de Pêpê Rapazote e Ana Guedes Rodrigues e reuniu várias personalidades, entre elas Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Contraponto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.