O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou hoje presença na abertura da conferência “A prisão para ser livre”, que integra o programa de comemorações dos 75 anos do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.
Na sessão, onde esteve também o diretor geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais e a diretora do estabelecimento com sede em Viana do Castelo, o autarca salientou o trabalho conjunto entre as duas entidades em três dimensões: institucionais, sociais e culturais.
“Estamos num momento de celebração e é necessário exortar todas as partes a continuar o trabalho diferenciador e humanista que está e irá permitir transformar, não todos, mas alguns dos utentes do estabelecimento prisional”, salientou Luís Nobre, sublinhando que “celebrar 75 anos é celebrar uma longevidade considerável de uma entidade fechada sobre si, mas com ramos comunicantes com o exterior, nomeadamente a Câmara Municipal”.
De acordo com Luís Nobre, este trabalho tem sido feito em três diferentes dimensões, que podem “induzir alterações e fazer toda a diferença” – social, cultural e institucional – e que pode ser continuado no futuro. A título de exemplo, o autarca
revelou que, nos últimos sete anos, foram feitas ações que envolveram 843 reclusos em 52 sessões trabalhadas em conjunto.
“Temos pela frente o desafio de continuar a trabalhar nesta parceria para que seja transformadora e para contribuir para que haja momentos de capacitação dos cidadãos que estão ao cuidado do Estabelecimento Prisional”, rematou Luís Nobre. Instalado no edifício da Cadeia Comarcã, construída em finais dos anos 40 do século XX, o Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo foi criado em 1973.
O Estabelecimento dispõe de gabinete médico, refeitório, lavandaria, parlatório e cantina. Para a prática da atividade desportiva possui dois pátios descobertos. A população prisional é essencialmente constituída por reclusos preventivos à ordem dos Tribunais das Comarcas de Arcos de Valdevez, Caminha, Barcelos, Esposende, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar a República Checa no play-off final de apuramento para o Euro2025, ao derrotar o Azerbaijão 4-0, na segunda mão da primeira ronda de qualificação.
Vila Nova de Cerveira e Natal. O local e a quadra festiva completamente ligados por um evento, anualmente, dinamizado pela Câmara Municipal e que já integra o roteiro de visita obrigatória de milhares de pessoas imbuídas pelo espírito natalício.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou na sessão de lançamento do projeto Agrosocial, uma iniciativa financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover o desenvolvimento rural sustentável através da transformação digital das cooperativas agroalimentares e do incentivo ao empreendedorismo social.
Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
A "Mamãs Sem Dúvidas" vai promover esta quarta-feira, 30 de outubro, entre as 21h00 e as 22h00, mais uma edição do Curso Flash, em formato online. Com o tema "Alimentação e Nutrição na Gestação", este evento online permitirá esclarecer as futuras mamãs sobre os cuidados que devem ter quanto à sua alimentação.
Os portugueses Da Weasel são a primeira banda confirmada na edição de 2025 do festival de Vilar de Mouros, marcada para os dias 21, 22 e 23 de agosto.