Os trabalhadores da EDP marcaram uma concentração para o próximo dia 10 de abril junto à assembleia-geral (AG) de acionistas da empresa para mostrar o seu descontentamento ao grupo.
Segundo disse à Lusa Joaquim Gervásio, da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal), o protesto foi decidido, esta segunda-feira, em plenário.
O sindicalista referiu que conta que apareçam mais pessoas neste protesto, do que numa mobilização que se realizou em janeiro, com 500 trabalhadores.
“Não podemos admitir que a empresa faça atos de gestão como se não existissem interlocutores para negociar”, criticou.
“A empresa tem de olhar para o descontentamento e desvalorização de carreiras”, destacou.
Os trabalhadores acabaram por concretizar a greve no dia 08 de março.
Num comunicado a dar conta do plenário de segunda-feira, a Fiequimetal lembrou que, depois dessa paralisação, “seria de esperar que a Administração mostrasse sentido de responsabilidade, para evitar a agudização do conflito. No entanto, exibiu uma postura antinegocial, de prepotência e arrogância, e decidiu unilateralmente encerrar as negociações da tabela salarial”.
“A Administração continuou a fugir da Carta Reivindicativa e não aceitou nenhuma sugestão dos sindicatos. Resolveu aplicar um aumento de 3%, com um mínimo de 60 euros, o que fica muito aquém do reivindicado e do necessário para recuperar o poder de compra perdido nos anos anteriores”.
O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.