Dias 24 e 25 de setembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o 4.º Torneio Internacional de Futsal Feminino "Viana, Cidade do Desporto 2023". O evento vai contar com a participação do clube anfitrião, Santa Luzia Futebol Clube (Portugal), Paris ACASA Futsal (França), Deac Női Futsal (Hungria) e Futsal Rotterdam (Holanda).
Numa organização do Santa Luzia Futebol Clube, o evento acontece em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Viana do Castelo, com a chancela da UEFA.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que este é um evento “com muitas provas dadas”, recordando que a última edição “foi um grande sucesso”.
“O Centro Cultural tem demonstrado que tem versatilidade para acolher diversas provas desportivas. Devemos rentabilizar infraestruturas que temos para as colocar ao dispor da cidade, dos clubes e das associações”, frisou.
O Presidente do Santa Luzia Futebol Clube, Rogério Martins, garantiu que este torneio internacional “tem servido para divulgação da modalidade e da própria cidade porque tem trazido a Viana equipas de vários países e os participantes têm sempre ficado impressionados com o nosso território”.
Já o diretor e responsável do torneio, Vítor Costa, recordou que a última edição se realizou em 2018 e que o torneio sofreu uma paragem por causa da pandemia, afirmando que, este ano, trazem a Viana do Castelo equipas de elevada qualidade da França, Hungria e Holanda, para além da equipa anfitriã, Santa Luzia Futebol Clube.
Este sábado, 24 de setembro, às 11h00, o evento abre com o jogo de apresentação da equipa de Juniores Femininos do Santa Luzia, diante o Matosinhos Futsal Clube (AF Porto). De tarde, às 15h00, arranca oficialmente a competição com o jogo DEAC Futsal vs Futsal Rotterdam e, às 17h00, o Santa Luzia FC vs Paris ACASA Futsal.
Ainda no sábado, às 19h00, joga-se a Supertaça Masculina Futsal AFVC entre o GDR Gondarém e o Cerveira Futsal Clube. À noite, às 21h00, regressa o torneio com os jogos: Futsal Rotterdam vs Paris ACASA Futsal e DEAC Futsal vs Santa Luzia FC (23h00).
No domingo, 25 de setembro, de manhã, às 9h00, realiza-se uma Concentração de escolas e academias de Futsal (Escalão de Infantis/Iniciados). À tarde, às 15h00, DEAC Futsal vs Paris ACASA Futsal e, às 17h00, Santa Luzia FC vs Futsal Rotterdam.
Nessa noite, às 19h00, a Supertaça Feminina Futsal AFVC entre a Casa do Povo de Freixo e o ACD Castanheira, encerra uma longa jornada de futsal em Viana do Castelo.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.