Dias 24 e 25 de setembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o 4.º Torneio Internacional de Futsal Feminino "Viana, Cidade do Desporto 2023". O evento vai contar com a participação do clube anfitrião, Santa Luzia Futebol Clube (Portugal), Paris ACASA Futsal (França), Deac Női Futsal (Hungria) e Futsal Rotterdam (Holanda).
Numa organização do Santa Luzia Futebol Clube, o evento acontece em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Viana do Castelo, com a chancela da UEFA.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que este é um evento “com muitas provas dadas”, recordando que a última edição “foi um grande sucesso”.
“O Centro Cultural tem demonstrado que tem versatilidade para acolher diversas provas desportivas. Devemos rentabilizar infraestruturas que temos para as colocar ao dispor da cidade, dos clubes e das associações”, frisou.
O Presidente do Santa Luzia Futebol Clube, Rogério Martins, garantiu que este torneio internacional “tem servido para divulgação da modalidade e da própria cidade porque tem trazido a Viana equipas de vários países e os participantes têm sempre ficado impressionados com o nosso território”.
Já o diretor e responsável do torneio, Vítor Costa, recordou que a última edição se realizou em 2018 e que o torneio sofreu uma paragem por causa da pandemia, afirmando que, este ano, trazem a Viana do Castelo equipas de elevada qualidade da França, Hungria e Holanda, para além da equipa anfitriã, Santa Luzia Futebol Clube.
Este sábado, 24 de setembro, às 11h00, o evento abre com o jogo de apresentação da equipa de Juniores Femininos do Santa Luzia, diante o Matosinhos Futsal Clube (AF Porto). De tarde, às 15h00, arranca oficialmente a competição com o jogo DEAC Futsal vs Futsal Rotterdam e, às 17h00, o Santa Luzia FC vs Paris ACASA Futsal.
Ainda no sábado, às 19h00, joga-se a Supertaça Masculina Futsal AFVC entre o GDR Gondarém e o Cerveira Futsal Clube. À noite, às 21h00, regressa o torneio com os jogos: Futsal Rotterdam vs Paris ACASA Futsal e DEAC Futsal vs Santa Luzia FC (23h00).
No domingo, 25 de setembro, de manhã, às 9h00, realiza-se uma Concentração de escolas e academias de Futsal (Escalão de Infantis/Iniciados). À tarde, às 15h00, DEAC Futsal vs Paris ACASA Futsal e, às 17h00, Santa Luzia FC vs Futsal Rotterdam.
Nessa noite, às 19h00, a Supertaça Feminina Futsal AFVC entre a Casa do Povo de Freixo e o ACD Castanheira, encerra uma longa jornada de futsal em Viana do Castelo.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.