A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu a apresentação do tomo 56 dos Cadernos Vianenses, publicação que vem compilar textos, artigos, opiniões, ideias e testemunhos de 11 autores, ao longo de 422 páginas que se constituem como parte integrante do espólio da cultura vianense, contribuindo para o perpetuar do passado e preparação do futuro.
Como tem sido habitual ao longo dos diversos tomos, esta publicação, com coordenação editorial de Rui A. Faria Viana e prefácio do Presidente da Câmara Municipal, assume-se como um repositório da cultura vianense, conjugando a sabedoria e as memórias dos autores.
O autarca, Luís Nobre, assegurou que o tomo reúne “um conjunto de belíssimos textos que nos ajudam a interpretar o nosso passado e a pensar e preparar o nosso futuro”, agradecendo a todos os colaboradores que “com entusiasmo e conhecimento” proporcionam a Viana do Castelo uma publicação de elevada qualidade e disponibilizam “o seu saber” à comunidade.
O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, referiu que “do voo rasante que fiz dos trabalhos que integram este tomo, abriu-se um conjunto de janelas”. “Temos aqui um manancial de textos e informações que nos enriquecem e nos dão a conhecer histórias sobre personalidades de relevo e sobre o nosso património”, declarou.
Já Rui Faria Viana, coordenador editorial, disse que o tomo 56 “continua a manter-se fiel aos motivos pelos quais os tomos foram criados” e, mais uma vez, pretende “marcar o panorama cultural do município”.
A presente edição inicia com a Identidade e Memória. “A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo: antecedentes, criação e abertura ao público”, por Rui A. Faria Viana, abre este tomo. “Ex-líbris de Viana em selos e inteiros postais”, de José Miranda da Mota, “IV Missão Estética de Férias (MEF) realizada em Viana do Castelo / 1940”, por Gonçalo Fagundes Meira e “O espírito do lugar, Viana do Castelo. Premissa potenciadora da imagem na construção da memória e perspetiva contemporânea imagética”, por Manuel Brázio, são os outros textos que integram este capítulo.
Seguem-se as Figuras, com “Dom Frei António do Desterro (1694 – 1773): um vianense à frente da Diocese do Rio de Janeiro”, por António Matos Reis, “Viana em Camilo: Os Brilhantes do Brasileiro [1869]”, por David F. Rodrigues, “Himalaya em Viana do Castelo”, de Jacinto Rodrigues, “Domingos António Meira: príncipe dos estucadores vianenses”, por Filipe Freitas e “Felipe Fernandes: o homem e a sua obra – humanista nas letras e na vida associativa”, da autoria de Francisco José Carneiro Fernandes, destacam homens que definiram a nossa história.
Já o capítulo do Património integra dois textos: ”Afife: do paleolítico ao castrejo”, por António Rodrigues França Amaral, e “As alterações climáticas e os primórdios das espécies humanas em Afife”, por Horácio Faria.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.
O Tribunal de Contas (TdC) encontrou irregularidades em contratos públicos da Câmara de Caminha celebrados entre 2015 e 2020, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).