As temperaturas vão começar a descer este sábado em Portugal continental para valores abaixo dos 20 graus, prevendo-se igualmente um aumento da intensidade do vento, disse a meteorologista Ângela Lourenço.
“As descidas vão ocorrer em duas vezes. No sábado temos descidas do ordem dos 04 a 06 graus principalmente no norte e centro e no domingo a descida é generalizada e estamos a falar de descidas a variar entre 02 a 05 graus”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Ângela Lourenço, as temperaturas vão estar abaixo dos 20 graus, com diferenças entre as regiões mais a norte e as mais próximas do litoral.
“Por exemplo no domingo, em Bragança vamos ter uma máxima de 10 graus e uma mínima de 04, na Guarda uma máxima de 07 e a mínima 01 e em Faro uma máxima de 17 graus”, disse.
Segundo Ângela Lourenço, está previsto para hoje em Portugal continental neblina ou nevoeiro em algumas regiões e deverá ocorrer precipitação essencialmente no Minho e Douro Litoral.
“Este sábado vamos ter a passagem de uma superfície frontal fria à noite e a seguir à passagem da superfície frontal fria vamos ter aumento da intensidade do vento e descida da temperatura. O ar será mais frio e as temperaturas vão começar a descer”, indicou.
As temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira.
“Talvez na quinta-feira possa ocorrer uma ligeira subida ou estabilizar os valores das temperaturas. Em relação à precipitação, no sábado poderá ocorrer a norte do sistema montanhosa Montejunto-Estrela e nos restantes dias até dia 11 não deverá chover. A partir de dia 12 [quinta-feira] há alguma incerteza associada à posição de uma depressão que poderá vir a afetar-nos na próxima semana”, referiu.
Ângela Lourenço disse também que até quinta-feira haverá formação de geadas nas regiões do interior.
“Durante o fim de semana vamos ter também, principalmente no domingo, um aumento da agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso”, disse.
Por causa da agitação marítima forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria entre as 00:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.