As temperaturas vão começar a descer este sábado em Portugal continental para valores abaixo dos 20 graus, prevendo-se igualmente um aumento da intensidade do vento, disse a meteorologista Ângela Lourenço.
“As descidas vão ocorrer em duas vezes. No sábado temos descidas do ordem dos 04 a 06 graus principalmente no norte e centro e no domingo a descida é generalizada e estamos a falar de descidas a variar entre 02 a 05 graus”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Ângela Lourenço, as temperaturas vão estar abaixo dos 20 graus, com diferenças entre as regiões mais a norte e as mais próximas do litoral.
“Por exemplo no domingo, em Bragança vamos ter uma máxima de 10 graus e uma mínima de 04, na Guarda uma máxima de 07 e a mínima 01 e em Faro uma máxima de 17 graus”, disse.
Segundo Ângela Lourenço, está previsto para hoje em Portugal continental neblina ou nevoeiro em algumas regiões e deverá ocorrer precipitação essencialmente no Minho e Douro Litoral.
“Este sábado vamos ter a passagem de uma superfície frontal fria à noite e a seguir à passagem da superfície frontal fria vamos ter aumento da intensidade do vento e descida da temperatura. O ar será mais frio e as temperaturas vão começar a descer”, indicou.
As temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira.
“Talvez na quinta-feira possa ocorrer uma ligeira subida ou estabilizar os valores das temperaturas. Em relação à precipitação, no sábado poderá ocorrer a norte do sistema montanhosa Montejunto-Estrela e nos restantes dias até dia 11 não deverá chover. A partir de dia 12 [quinta-feira] há alguma incerteza associada à posição de uma depressão que poderá vir a afetar-nos na próxima semana”, referiu.
Ângela Lourenço disse também que até quinta-feira haverá formação de geadas nas regiões do interior.
“Durante o fim de semana vamos ter também, principalmente no domingo, um aumento da agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso”, disse.
Por causa da agitação marítima forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria entre as 00:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.