Nos próximos dias 5, 12 e 19 de outubro, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a Cem Palcos, estrutura de criação com sede em Viseu, e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreiam "Volta à Europa", um texto original de Lígia Soares dirigido por Graeme Pulleyn, com interpretação de Clara Sporman, Tavo Ivan Romero, Nuno J. Loureiro e Sílvia Barbosa.
Uma criação para maiores de 6 anos que explora o conceito de Europa enquanto entidade geográfica e social, e que aborda os povos, as culturas e a história dos diferentes países europeus, através de uma viagem de bicicleta feita pelos protagonistas da história, contada em 60 minutos com música ao vivo.
Como recursos de acessibilidade, todos as representações de “Volta à Europa” contam com Legendagem em Inglês e haverá reconhecimento de palco em todas as sessões, sendo que a tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa está prevista para a sessão de dia 19 de outubro. A conversa pós espetáculo será no dia 12 de outubro, em articulação com atividades para crianças, dinamizadas pelo serviço de Mediação da companhia vianense.
O espetáculo “Volta à Europa” integra a oferta de Teatro Escolar do Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana para 2024/2025, tendo já confirmadas 36 representações gratuitas em 17 escolas do ensino básico do Concelho de Viana do Castelo, que vão abranger cerca de 2.000 crianças, numa digressão que irá acontecer entre 8 e 31 de outubro, seguindo-se apresentações em escolas do Concelho de Viseu durante o mês de novembro.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.