Nos próximos dias 5, 12 e 19 de outubro, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a Cem Palcos, estrutura de criação com sede em Viseu, e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreiam "Volta à Europa", um texto original de Lígia Soares dirigido por Graeme Pulleyn, com interpretação de Clara Sporman, Tavo Ivan Romero, Nuno J. Loureiro e Sílvia Barbosa.
Uma criação para maiores de 6 anos que explora o conceito de Europa enquanto entidade geográfica e social, e que aborda os povos, as culturas e a história dos diferentes países europeus, através de uma viagem de bicicleta feita pelos protagonistas da história, contada em 60 minutos com música ao vivo.
Como recursos de acessibilidade, todos as representações de “Volta à Europa” contam com Legendagem em Inglês e haverá reconhecimento de palco em todas as sessões, sendo que a tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa está prevista para a sessão de dia 19 de outubro. A conversa pós espetáculo será no dia 12 de outubro, em articulação com atividades para crianças, dinamizadas pelo serviço de Mediação da companhia vianense.
O espetáculo “Volta à Europa” integra a oferta de Teatro Escolar do Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana para 2024/2025, tendo já confirmadas 36 representações gratuitas em 17 escolas do ensino básico do Concelho de Viana do Castelo, que vão abranger cerca de 2.000 crianças, numa digressão que irá acontecer entre 8 e 31 de outubro, seguindo-se apresentações em escolas do Concelho de Viseu durante o mês de novembro.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.