Nos próximos dias 5, 12 e 19 de outubro, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a Cem Palcos, estrutura de criação com sede em Viseu, e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreiam "Volta à Europa", um texto original de Lígia Soares dirigido por Graeme Pulleyn, com interpretação de Clara Sporman, Tavo Ivan Romero, Nuno J. Loureiro e Sílvia Barbosa.
Uma criação para maiores de 6 anos que explora o conceito de Europa enquanto entidade geográfica e social, e que aborda os povos, as culturas e a história dos diferentes países europeus, através de uma viagem de bicicleta feita pelos protagonistas da história, contada em 60 minutos com música ao vivo.
Como recursos de acessibilidade, todos as representações de “Volta à Europa” contam com Legendagem em Inglês e haverá reconhecimento de palco em todas as sessões, sendo que a tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa está prevista para a sessão de dia 19 de outubro. A conversa pós espetáculo será no dia 12 de outubro, em articulação com atividades para crianças, dinamizadas pelo serviço de Mediação da companhia vianense.
O espetáculo “Volta à Europa” integra a oferta de Teatro Escolar do Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana para 2024/2025, tendo já confirmadas 36 representações gratuitas em 17 escolas do ensino básico do Concelho de Viana do Castelo, que vão abranger cerca de 2.000 crianças, numa digressão que irá acontecer entre 8 e 31 de outubro, seguindo-se apresentações em escolas do Concelho de Viseu durante o mês de novembro.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.