No próximo domingo, 30 de junho, às 21h00, a Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe "18.262 Madrugadas", criação com 50 intérpretes das Oficinas Regulares de Teatro do Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
O título “18.262 Madrugadas” refere-se ao número de noites que medeiam entre o 25 de Abril de 1974 e a atualidade, sendo uma dramaturgia coletiva sobre o legado e o imaginário da Revolução dos Cravos na contemporaneidade.
Cada grupo contribuiu com a sua perspetiva: o ATIVAkids; o ATIVAjúnior; o ATIVAsénior; o ATIVAtodos e o Enquanto Navegávamos iniciaram um processo de criação em setembro de 2023, dirigidos por Alexandre Calçada, Elisabete Pinto, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Tiago Fernandes.
Depois de terem apresentado o resultado de cada oficina no final do mês de maio, agora dirigidos também por Ricardo Simões, com videografia de João Grisantes e assistência de encenação de Adriel Filipe e Lucy Waterhouse (no âmbito do programa Artistas em Residência, da European Theatre Convention), “18.262 Madrugadas” sobe ao palco da Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, para uma apresentação única, com entrada livre, mediante levantamento de bilhete, duas horas antes do início do espetáculo.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.