Logo
Nacional

Taxa de inflação sobe para 2,3% em janeiro

12 Fevereiro, 2024 | 14:13
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Com arredondamento a uma casa decimal, a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje avançada pelo INE confirma o valor da estimativa rápida divulgada em 31 de janeiro.

“Esta aceleração é em parte explicada pelo aumento de preços da eletricidade e pelo fim da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais”, refere o INE, estimando que o impacto do fim do IVA Zero sobre a variação do IPC total tenha sido de 0,7 pontos percentuais.

Na classe dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas, e apesar do efeito de base associado ao aumento de preços registado em janeiro de 2023 (1,9%), o aumento de 2,8% apurado em janeiro de 2024, em parte associado ao final do IVA Zero, resultou num aumento da respetiva variação homóloga de 1,7% em dezembro para 2,7% em janeiro.

“Os preços desta categoria situam-se 27,2% acima do nível médio de preços de 2021”, nota o INE.

Já em relação aos produtos energéticos, comparando com o mês anterior, registou-se em janeiro um aumento de preços de 2,0%, que contrasta com a diminuição de 8,9% registada no mesmo mês de 2023, que resultou numa variação homóloga positiva deste agregado, depois de 10 meses com taxas negativas.

De acordo com o INE, os preços deste agregado em janeiro fixaram-se 14,5% acima do nível médio de 2021 e 0,2% acima do que se verificou em janeiro de 2023.

Relativamente ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos), registou uma variação de 2,4% em janeiro (2,6% em dezembro).

No mês em análise, a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 0,2% (-10,5% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,1% (2,0% no mês anterior).

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação nula em janeiro (-0,4% no mês precedente e -0,8% em janeiro de 2023).

Quanto à variação média dos últimos 12 meses, diminuiu para 3,8% (4,3% em dezembro), sendo que, excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média foi 4,6% (5,0% no mês anterior).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 2,5%, valor superior em 0,6 pontos percentuais ao registado em dezembro de 2023 e inferior em 0,3 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em dezembro de 2023, esta diferença foi de 1,0 ponto percentual).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,7% em janeiro (3,1% em dezembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,6%).

O IHPC registou uma variação mensal de -0,2% (-0,7% no mês anterior e -0,8% em janeiro de 2023) e uma variação média dos últimos 12 meses de 4,8% (5,3% no mês precedente).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Outubro, 2024

Valença lança concurso de 213 mil euros para projeto contra fogos

A Câmara de Valença lançou, por cerca de 213 mil euros, um concurso público para arborização e rearborização dos Condomínios de Aldeia, um projeto para tornar aglomerados populacionais menos suscetíveis ao fogo florestal.

Regional 21 Outubro, 2024

Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez decorre até 23 de novembro

A edição 2024 do “Recontros”, Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez regressou, este ano, com programação específica, vocacionada para as artes de palco, assente em 7 projetos e 10 apresentações para público geral e escolar, todas a decorrer no Auditório da Casa das Artes arcuense e no Centro Interpretativo do Barroco (CIB).

Regional 21 Outubro, 2024

Caminha apresenta pelo segundo ano consecutivo projeto pioneiro nas AEC

O Município de Caminha apresentou, em reunião do Executivo, pelo segundo ano consecutivo, um projeto pioneiro de desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular – AEC, num investimento que ronda os 75 mil euros.  O projeto envolve mais de uma dezena de parceiros, entre associações e outras entidades do concelho, a que se junta a Federação Portuguesa de Futebol.

Nacional 21 Outubro, 2024

GNR fez este ano 1.074 detenções por violência doméstica

A GNR deteve este ano 1.074 pessoas por violência doméstica, no âmbito de 11.076 crimes registados até 30 de setembro, anunciou esta força de segurança, com base em dados provisórios.

Regional 21 Outubro, 2024

Valença Vai Ter Centro de Promoção do Rio Minho

A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o Centro de Promoção do Rio Minho, esta segunda-feira, 21 de outubro, às 14h30, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo.

Regional 21 Outubro, 2024

Rui Teixeira participa em debate sobre presente e futuro da cooperação transfronteiriça

O diretor do AECT Rio Minho, e Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, no Porto, tendo destacado as prioridades para o futuro da cooperação, mas também enunciado os pontos fracos e as reivindicações que gostaria de ver debatidos na próxima Cimeira Ibérica, agendada para 23 de outubro, em Faro.

Desporto 20 Outubro, 2024

Correlhã é líder isolado do campeonato principal da AFVC

Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 6ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (4-2) do Cardielense frente ao Melgacense.