Logo
Regional

Suspensão parcial do plano de urbanização de Viana do Castelo viabiliza fábrica de 50 milhões de euros

21 Fevereiro, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo aprovou a suspensão parcial do Plano de Urbanização da Cidade (PUC) e estabeleceu medidas preventivas para permitir a construção de uma fábrica de 50 milhões de euros que irá empregar 500 trabalhadores.

De acordo com a proposta apresentada pelo presidente da câmara na reunião ordinária do executivo municipal, aquela medida abrange uma área de 13,1 hectares situada maioritariamente na freguesia de Darque, a um quilómetro a sul do porto comercial e a nascente do acesso a este, na antiga Estrada Nacional (EN) 13-3.

A suspensão do PUC naquela área de solo urbano terá um prazo de dois anos, prorrogável por mais um.

Em causa está o investimento anunciado no início deste mês pelo consórcio formado pelo grupo norueguês CTS e empresa norte-americana Eaton.

A unidade ficará instalada em terrenos situados nas freguesias de Darque e Vila Nova de Anha, e irá produzir, por ano, 400 toneladas de Unidades de Distribuição de Energia Elétrica (ePOD), para o mercado mundial de data center.

Luís Nobre disse que o investimento é “muito relevante, tanto para o concelho como para o país”, e “uma oportunidade de regeneração de um espaço situado em área urbana”, até agora marcado pela “precariedade”, referindo-se a um acampamento entretanto desmantelado para a construção de blocos habitacionais financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Com este projeto de verdadeira regeneração, conseguimos pôr fim a uma ocupação que envergonhava qualquer cidade que se quer afirmar nacional e internacionalmente”, destacou, adiantando que o projeto industrial começou a ser “trabalho em finais de julho de 2024.

Em resposta à vereadora da CDU, Cláudia Marinho, Luís Nobre garantiu o envolvimento das autarquias daquelas freguesias na avaliação do projeto industrial.

A análise deste ponto da ordem de trabalhos motivou uma discussão acesa entre o presidente da câmara e o vereador do PSD, Paulo Vale, que votou contra por considerar tratar-se de “uma zona de enquadramento paisagística que prevê construção de moradias isoladas unifamiliares e familiares” e por entender que a instalação da fábrica “numa área sensível que irá criar impactos negativos na fauna e flora”.

O vereador independente Eduardo Teixeira disse não se sentir “confortável” por não ter havido “consulta pública” deste projeto, que considerou ter sido tratado de “forma apressada”, e também votou contra.

A vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, também levantou dúvidas sobre “o impacto ambiental e nas condições de vida” da população, mas na votação absteve-se, o mesmo sentido de voto da vereadora da CDU.

Na resposta, Luís Nobre disse admirar “o esforço” que a oposição faz “para dizer não” a todos os projetos de investimento que “criam riqueza no concelho”.

Garantiu que durante o processo de análise do projeto participaram, entre outras entidades, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“Parece que estou a cometer um crime ambiental (…) que sou um Trump, um ditador. O que é isto? (…) Garanto que se fosse indústria pesada não ficava naquele local (…). Cumprimos a lei em todo este processo”, garantiu.

A decisão hoje tomada será submetida à apreciação da Assembleia Municipal.

A nova fábrica da empresa NordicEpod, que resulta da parceria entre o grupo norueguês CTS e a norte-americana Eaton, vai produzir equipamentos pré-fabricados de transformação de energia para ‘data centers’ e vai iniciar a laboração em fevereiro de 2026, criando 500 postos de trabalho diretos com mão-de-obra qualificada, sobretudo engenheiros.

Com um total de construção de 21 mil metros quadrados, a área de produção ficará instalada em 12 mil metros quadrados.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.