Logo
Desporto

Surf Clube de Viana contribui para o desenvolvimento da indústria do surf no País Basco 

30 Outubro, 2022 | 0:13
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Elementos da direção do Surf Clube de Viana (SCV) participaram no VI Surf Business Meeting, que se realizou no País Basco, de 19 a 21 de outubro.

Este evento reuniu profissionais de referência da indústria do surf e dos desportos de “deslize” com o objetivo de promover o intercâmbio e a partilha de boas práticas e potenciar a competitividade das empresas em Getxo e Sopela. A comitiva vianense também aproveitou para conhecer o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” e o Drop Indoor Sopela.

O programa do dia 20 de outubro centrou-se em quatro conferências internacionais sobre biomateriais, sustentabilidade, mercado e inovação, no Kurtzio Aretoa, em Sopela. João Zamith, presidente do SCV, proferiu a conferência “Indústria Surf, Economia Azul e Projetos Europeus”. Iker Aguirre, conferencista de renome com uma experiência superior a 25 anos na indústria do surf e no mundo empresarial, protagonizou a conferência intitulada “Segredos empresariais para surfistas em tempo de crise”. Do programa das conferências também fez parte uma entrevista ao surfista basco Kepa Acero.

No dia anterior, três diretores do SCV tinham participado no “Networking Profissional” dirigido a empresas do setor, no Centro de Inovação e Empreendimento Getxo Itsas Hub, em Bizkaia.

Para Jokin Arroyo, da organização do evento, “a partilha da experiência do Surf Clube de Viana com a nossa comunidade local empresarial e institucional ligada ao surf foi muito importante e inspiradora. Este clube é parceiro em vários projetos de referência ao nível europeu, como o INCLUSEA, focado na criação e desenvolvimento de uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado, ou o SEE − Sustainability and Environmental Education in Outdoor Sports, que pretende criar metodologias pedagógicas que levem ao aumento das competências em sustentabilidade e educação ambiental dos agentes do desporto outdoor. E também se destaca ao nível local com projetos de êxito, como o Blue Gym ou o SOL – Surf, Ondas e Liberdade.”

O VI Surf Business Meeting foi promovido pela Câmara Municipal de Sopela através da Área de Emprego e Promoção Económica.

A comitiva vianense também visitou o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” do Governo Basco, em Fadura-Getxo. Tendo contado com Julen Erauzkin, gestor técnico desportivo, como anfitrião na apresentação destas instalações.

O “Basque Team” visa promover o desenvolvimento do desporto basco de alto nível e de alto rendimento em todas as modalidades reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional, aumentar a participação dos desportistas bascos nas grandes competições desportivas internacionais e melhorar os seus resultados. 

Os elementos do SCV ainda conheceram o Drop Indoor Sopela, um espaço multidisciplinar com mais de 2000 m2 onde se desenvolve a prática do skateboarding e do surfskate. Estas são as maiores instalações de surfskate da Europa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.