Logo
Desporto

Surf Clube de Viana contribui para o desenvolvimento da indústria do surf no País Basco 

30 Outubro, 2022 | 0:13
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Elementos da direção do Surf Clube de Viana (SCV) participaram no VI Surf Business Meeting, que se realizou no País Basco, de 19 a 21 de outubro.

Este evento reuniu profissionais de referência da indústria do surf e dos desportos de “deslize” com o objetivo de promover o intercâmbio e a partilha de boas práticas e potenciar a competitividade das empresas em Getxo e Sopela. A comitiva vianense também aproveitou para conhecer o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” e o Drop Indoor Sopela.

O programa do dia 20 de outubro centrou-se em quatro conferências internacionais sobre biomateriais, sustentabilidade, mercado e inovação, no Kurtzio Aretoa, em Sopela. João Zamith, presidente do SCV, proferiu a conferência “Indústria Surf, Economia Azul e Projetos Europeus”. Iker Aguirre, conferencista de renome com uma experiência superior a 25 anos na indústria do surf e no mundo empresarial, protagonizou a conferência intitulada “Segredos empresariais para surfistas em tempo de crise”. Do programa das conferências também fez parte uma entrevista ao surfista basco Kepa Acero.

No dia anterior, três diretores do SCV tinham participado no “Networking Profissional” dirigido a empresas do setor, no Centro de Inovação e Empreendimento Getxo Itsas Hub, em Bizkaia.

Para Jokin Arroyo, da organização do evento, “a partilha da experiência do Surf Clube de Viana com a nossa comunidade local empresarial e institucional ligada ao surf foi muito importante e inspiradora. Este clube é parceiro em vários projetos de referência ao nível europeu, como o INCLUSEA, focado na criação e desenvolvimento de uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado, ou o SEE − Sustainability and Environmental Education in Outdoor Sports, que pretende criar metodologias pedagógicas que levem ao aumento das competências em sustentabilidade e educação ambiental dos agentes do desporto outdoor. E também se destaca ao nível local com projetos de êxito, como o Blue Gym ou o SOL – Surf, Ondas e Liberdade.”

O VI Surf Business Meeting foi promovido pela Câmara Municipal de Sopela através da Área de Emprego e Promoção Económica.

A comitiva vianense também visitou o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” do Governo Basco, em Fadura-Getxo. Tendo contado com Julen Erauzkin, gestor técnico desportivo, como anfitrião na apresentação destas instalações.

O “Basque Team” visa promover o desenvolvimento do desporto basco de alto nível e de alto rendimento em todas as modalidades reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional, aumentar a participação dos desportistas bascos nas grandes competições desportivas internacionais e melhorar os seus resultados. 

Os elementos do SCV ainda conheceram o Drop Indoor Sopela, um espaço multidisciplinar com mais de 2000 m2 onde se desenvolve a prática do skateboarding e do surfskate. Estas são as maiores instalações de surfskate da Europa.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.