O Sporting conquistou a Taça de Portugal masculina de voleibol pela quinta vez, ao vencer a Fonte do Bastardo, por 3-2, numa final realizada em Viana do Castelo, em que o ‘leão’ Wagner Silva, melhor marcador, somou o ponto decisivo, nas vantagens.
Os mais de mil espetadores presentes no Centro Cultural de Viana do Castelo assistiram a uma final digna de um ‘thriller’, com os ‘leões’ a vencerem o primeiro e o terceiro ‘sets’ e os açorianos a responderem no segundo e no quarto, com o bloco a contrariar cada vez mais um Sporting com dificuldades na receção.
No quinto e derradeiro ‘set’, as equipas estiveram sempre ‘coladas’ no marcador, desperdiçando uma e outra pontos de encontro, antes de o oposto brasileiro do Sporting, autor de 26 pontos, ver o bloco contrário desviar o seu remate para fora e encerrar a final, com parciais de 25-16, 20-25, 25-22, 20-25 e 20-22.
O Sporting começou a final praticamente sem erros e alargou cedo a diferença para os açorianos, chegando a um resultado de 10–3, com blocos bem sucedidos e ataques certeiros ora no centro da rede, ora pelo oposto e pelos jogadores em posição de Zona 4, com Martin Licek e Wagner Silva particularmente solicitados.
A equipa de Nuno Abrantes ainda criou dificuldades à defesa leonina no meio do ‘set’ e aproveitou os contra-ataques para reduzir a desvantagem para quatro pontos (14-10), mas um par de remates para fora devolveu o controlo aos ‘verde e brancos’, que se voltaram a distanciar.
Os homens da ilha Terceira adiantaram-se no início do segundo ‘set’, chegando ao 5-1 no ciclo de serviços de Francisco Pombeiro, que incluiu um ás, e, depois de cinco pontos seguidos ‘verde e brancos’, com um serviço direto de Armando Escalante pelo meio, repuseram a vantagem nos serviços de José Romero e igualaram a final, com regularidade a defender e a atacar.
O Sporting quis repor a tendência do primeiro ‘set’ no início do terceiro e esteve a vencer por 6-2, antes de a Fonte do Bastardo adaptar a sua defesa e igualar as contas nos 10 pontos, antecipando um resto de parcial equilibrado, somente decidido na ponta final, quando os ‘leões’ fizeram o 23-21, com três pontos seguidos, e selaram o 2-1 num serviço de Martin Licek com receção para o solo.
Após um início equilibrado, a formação do concelho da Praia da Vitória começou a ‘desenhar’ a vitória no quarto ‘set’ com três pontos seguidos no serviço de Francisco Pombeiro, a fixar o 17-14, e selou a ida ao desempate na ‘negra’ com o acerto de Marcão Pereira no bloco e de José Romero no ataque, perante um adversário com muitas dificuldades na receção e no ‘side out’.
A decisiva ‘negra’ foi de ‘cortar a respiração’, com as equipas sempre encostadas no marcador, entre remates em suspensão certeiros, blocos bem sucedidos e vários erros, com a formação lisboeta a desperdiçar três pontos de encontro e os açorianos dois, antes de Wagner Silva fechar as contas.
Depois das conquistas de 1990/91, 1992/93, 1994/95 e 2020/21, o clube de Alvalade venceu a prova rainha do voleibol luso pela quinta vez em oito finais, enquanto a Fonte do Bastardo continua com uma vitória, a de 2012/13, em sete finais disputadas.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.