Logo
Desporto

Sport Clube Vianense SAD apresentou “o sonho de todos os clubes”

23 Junho, 2023 | 14:29
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Na Assembleia Geral Ordinária do Sport Clube Vianense, realizada ontem no Auditório da ex-Associação Industrial do Minho, Nuno Azevedo e Cardoso, Presidente da Vianense, Futebol SAD, apresentou "o sonho" de construir a Cidade Desportiva do Clube.

A Assembleia começou com agradecimentos aos adeptos, sócios e a todos os membros do clube, sendo atribuído por todos os presentes, cerca de 70 sócios, um voto de louvor à Sport Clube Vianense, Futebol SAD. Equipa técnica, dirigentes, jogadores e staff.

Nuno Azevedo e Cardoso iniciou a ordem de trabalhos com a apresentação do projeto para a criação de novas instalações desportivas.

“A ideia é fazer aqui no concelho uma cidade desportiva que nos permita conviver no mesmo espaço e dar a oportunidade às camadas mais jovens para se desenvolverem, tal como a a todas as atividades. Não só as da SAD, mas também as do clube. Só assim seremos cada vez melhores e mais atrativos”.

“Partimos do principio que a SAD nunca pode ser senhoria do clube, logo a SAD mesmo que tivesse todo este capital para investir, nunca o poderia fazer, porque assim teria que pedir ao clube uma renda. Eu acho que isso seria o mundo ao contrário. Isso nunca irá acontecer. O que deve acontecer, é o património continuar a ser do clube e ser o clube a cobrar uma renda à SAD”, realçou relativamente ao investimento, que prevê a mudança do Estádio para a freguesia de Darque.

“O nosso trabalho foi encontrar um investidor, um outro que não tem nada a ver com o que vocês já conhecem. Que não tem nada a ver com futebol , nem com a SAD, mas sim um empresário do ramo do Real State, que viu neste negócio uma oportunidade e que não vai ter nenhuma participação na SAD ou no clube”.

Cardoso afirmou que “o investidor é português, mas não é de Viana do Castelo”.

Já com a apresentação projetada para os sócios presentes, Nuno Azevedo e Cardoso, afirmou que o projeto “não é definitivo”, mas “é o mínimo para nós, o mínimo olímpico do que nós achamos necessário”.

O estádio prevê a possibilidade de 15 000 lugares porém o Presidente da SAD reforça que “talvez seja um bocadinho ambicioso, porque mesmo chegando à final como nós chegamos, o José de Matos continuava vazio”, portanto “um estádio com cinco ou com dez mil (lugares) servia perfeitamente”.

A ideia do projeto passa pela criação de 5 000 lugares, mas sempre, com a possibilidade de crescer, tendo sido o projeto desenhado dessa mesma forma.

O projeto prevê aquele que “é o sonho de todos os clubes” com a criação de três campos e um estádio mais pequeno, mas com bancada e balneários, onde jogarão os Sub-19 e todos os outros escalões. “É o mínimo olímpico para um clube que quer chegar  aos campeonatos profissionais.” frisou.

O projeto contempla ainda, um centro de estágio composto por um Hotel com cerca de 40 quartos, para estágios da equipa profissional, com a possibilidade de rentabilizar o empreendimento, uma piscina, ginásio e estruturas que apoiem o clube, as equipas da SAD e os vianenses em geral.

Voltando ao projeto o Presidente explicou que o promotor tem algumas exigências, sendo a primeira e talvez a principal, que a “Câmara Municipal aprove o projeto e que o índice de construção dos terrenos do José de Matos estejam de acordo com o investimento a fazer”.

Cardoso explicou que “o processo inicia-se com uma avaliação aos terrenos do José de Matos e uma avaliação a este projeto onde os valores terão de ser similares”.

Para viabilizar o projeto, o Município terá de ceder os terrenos, ao Sport Clube Vianense, mantendo-se o Estádio Dr. José de Matos intacto até ao fim da construção do novo Estádio.

Caso o projeto avance, a “ideia passa por construir habitações, no lugar do antigo Estádio, bem como Lares para Idosos onde será dada uma benesse aos sócios do Vianense, com condições especiais”.

O Presidente da SAD conclui dizendo que “não há mal nenhum em mudar e evoluir, sendo o projeto em Darque, Praia Norte…ou Meadela… para mim é igual até porque foram estudadas várias possibilidades e neste projeto tentamos uma série de locais e vão todos dar a Darque, sejam nestes terrenos ou noutros”, relembrando ainda que a decisão é dos sócios e que aceitará  sempre a decisão dos mesmos.

Projeto:

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.

Desporto 21 Maio, 2024

Roberto Martinez escolheu Pedro Neto e mais 25 jogadores para representar Portugal no Euro’2024

O Selecionador Nacional, Roberto Martinez, revelaou, esta tarde, na Cidade do Futebol, o lote de 26 jogadores escolhidos para participar no Euro 2024, que decorrerá entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha.