Logo
Regional

Solar do Alvarinho é inaugurado, este sábado, em Melgaço

13 Julho, 2023 | 11:56
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Solar do Alvarinho, em pleno centro histórico de Melgaço, vai ser inaugurado este sábado, dia 15 de julho, pelas 11h00, após profundas obras de reabilitação. O ato vai contar com a presença do secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. 

A reabilitação representou um investimento de cerca de 300 mil euros, sendo aproximadamente 152 mil euros de financiamento do Turismo de Portugal, com o programa valorizar.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista o espaço é agora “moderno e adaptado às aspirações dos visitantes de hoje”.

Denominado por “Edifício dos Três Arcos”, o espaço do Solar do Alvarinho foi construído inicialmente para os Paços do Concelho tendo, ao longo dos tempos, outros propósitos, desde tribunal da comarca, cadeia, delegação escolar, biblioteca e Junta de Freguesia da Vila. “Durante todas estas ocupações foram feitas algumas alterações e ampliações ao edifício, sendo a última alteração realizada na altura da sua adaptação para funcionar com o propósito que hoje tem, designadamente em 1997. Portanto, falamos de intervenções que aconteceram há já muito tempo. O Solar precisava mesmo de um upgrade para se afirmar e se adaptar”, afirmou o autarca.

A reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.

Inaugurado em 1997, o Solar do Alvarinho surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o vinho Alvarinho. Hoje, o espaço oferece uma experiência mais alargada. Para além do alvarinho, é também possível conhecer outros produtos típicos, com o intuito de aproximar o visitante das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço, como peças de artesanato (bordados, rendas e linhos) e gastronomia, o presunto, enchidos, queijos, broa e mel.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).