O Solar do Alvarinho, em pleno centro histórico de Melgaço, vai ser inaugurado este sábado, dia 15 de julho, pelas 11h00, após profundas obras de reabilitação. O ato vai contar com a presença do secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
A reabilitação representou um investimento de cerca de 300 mil euros, sendo aproximadamente 152 mil euros de financiamento do Turismo de Portugal, com o programa valorizar.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista o espaço é agora “moderno e adaptado às aspirações dos visitantes de hoje”.
Denominado por “Edifício dos Três Arcos”, o espaço do Solar do Alvarinho foi construído inicialmente para os Paços do Concelho tendo, ao longo dos tempos, outros propósitos, desde tribunal da comarca, cadeia, delegação escolar, biblioteca e Junta de Freguesia da Vila. “Durante todas estas ocupações foram feitas algumas alterações e ampliações ao edifício, sendo a última alteração realizada na altura da sua adaptação para funcionar com o propósito que hoje tem, designadamente em 1997. Portanto, falamos de intervenções que aconteceram há já muito tempo. O Solar precisava mesmo de um upgrade para se afirmar e se adaptar”, afirmou o autarca.

A reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.
Inaugurado em 1997, o Solar do Alvarinho surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o vinho Alvarinho. Hoje, o espaço oferece uma experiência mais alargada. Para além do alvarinho, é também possível conhecer outros produtos típicos, com o intuito de aproximar o visitante das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço, como peças de artesanato (bordados, rendas e linhos) e gastronomia, o presunto, enchidos, queijos, broa e mel.

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.