O Solar do Alvarinho, em pleno centro histórico de Melgaço, vai ser inaugurado este sábado, dia 15 de julho, pelas 11h00, após profundas obras de reabilitação. O ato vai contar com a presença do secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
A reabilitação representou um investimento de cerca de 300 mil euros, sendo aproximadamente 152 mil euros de financiamento do Turismo de Portugal, com o programa valorizar.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista o espaço é agora “moderno e adaptado às aspirações dos visitantes de hoje”.
Denominado por “Edifício dos Três Arcos”, o espaço do Solar do Alvarinho foi construído inicialmente para os Paços do Concelho tendo, ao longo dos tempos, outros propósitos, desde tribunal da comarca, cadeia, delegação escolar, biblioteca e Junta de Freguesia da Vila. “Durante todas estas ocupações foram feitas algumas alterações e ampliações ao edifício, sendo a última alteração realizada na altura da sua adaptação para funcionar com o propósito que hoje tem, designadamente em 1997. Portanto, falamos de intervenções que aconteceram há já muito tempo. O Solar precisava mesmo de um upgrade para se afirmar e se adaptar”, afirmou o autarca.

A reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.
Inaugurado em 1997, o Solar do Alvarinho surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o vinho Alvarinho. Hoje, o espaço oferece uma experiência mais alargada. Para além do alvarinho, é também possível conhecer outros produtos típicos, com o intuito de aproximar o visitante das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço, como peças de artesanato (bordados, rendas e linhos) e gastronomia, o presunto, enchidos, queijos, broa e mel.

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.