O Solar do Alvarinho, em pleno centro histórico de Melgaço, vai ser inaugurado este sábado, dia 15 de julho, pelas 11h00, após profundas obras de reabilitação. O ato vai contar com a presença do secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
A reabilitação representou um investimento de cerca de 300 mil euros, sendo aproximadamente 152 mil euros de financiamento do Turismo de Portugal, com o programa valorizar.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista o espaço é agora “moderno e adaptado às aspirações dos visitantes de hoje”.
Denominado por “Edifício dos Três Arcos”, o espaço do Solar do Alvarinho foi construído inicialmente para os Paços do Concelho tendo, ao longo dos tempos, outros propósitos, desde tribunal da comarca, cadeia, delegação escolar, biblioteca e Junta de Freguesia da Vila. “Durante todas estas ocupações foram feitas algumas alterações e ampliações ao edifício, sendo a última alteração realizada na altura da sua adaptação para funcionar com o propósito que hoje tem, designadamente em 1997. Portanto, falamos de intervenções que aconteceram há já muito tempo. O Solar precisava mesmo de um upgrade para se afirmar e se adaptar”, afirmou o autarca.

A reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.
Inaugurado em 1997, o Solar do Alvarinho surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o vinho Alvarinho. Hoje, o espaço oferece uma experiência mais alargada. Para além do alvarinho, é também possível conhecer outros produtos típicos, com o intuito de aproximar o visitante das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço, como peças de artesanato (bordados, rendas e linhos) e gastronomia, o presunto, enchidos, queijos, broa e mel.

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.