O Serviço de Urgência Médica de Monção (SUB) já não vai encerrar este fim de semana. O anúncio foi feito pela autarquia através das redes sociais.
Face à receptividade e à disponibilidade da equipa médica do SUB de Monção, as urgências “já não encerram este fim de semana”, lê-se na nota. “A decisão da equipa médica, que se prontificou a assegurar a funcionalidade do SUB de Monção, é um gesto cívico de enorme nobreza, revelador de um sentimento louvável e altruísta, perante uma situação que penalizaria, gravemente, a população de Monção e concelhos vizinhos”, continua.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tinha realizado esta quinta-feira, 30 de novembro, no navio hospital Gil Eanes, em Viana do Castelo, uma conferência de imprensa a manifestar o desinteresse pelo encerramento da SUB. Ao longo desta, Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, referiu ser “inaceitável o encerramento deste serviço, colocando em causa a segurança e o acesso a cuidados de saúde primordiais da população do Alto Minho, sobretudo daqueles que residem ou trabalham nos concelhos mais próximos da área de influência do SUB de Monção”.
Na conferência de imprensa marcaram também presença os vice-presidentes da CIM Alto Minho e os autarcas do território.
Reveja aqui a reportagem da Viana TV:
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.