Logo
Cultura

Sérgio Godinho e o “Coro das Velhas” proporcionaram uma noite “memorável” em Caminha

3 Outubro, 2022 | 10:56
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Dia Mundial da Música foi comemorado sábado, em Caminha, com um espetáculo memorável, resultante de um trabalho que juntou o cantautor Sérgio Godinho e o "Coro das Velhas" em palco. Integrado no projeto “Cultura para Todos”, numa iniciativa da Câmara Municipal, cerca de uma centena de caminhenses de todas as freguesias constituíram-se em “Coro”, ensaiaram durante muito tempo e o resultado foi um concerto emocionante.

O projeto “Cultura para Todos” tem o foco na inclusão e a pandemia permitiu à Câmara Municipal de Caminha encontrar financiamento para realizar um sonho: envolver a comunidade, todas as freguesias, pessoas de idade mais avançada, enfim, alguns dos que seriam os mais improváveis para subir a um palco e juntar a sua voz à de um músico profissional, neste caso Sérgio Godinho, desafiado para o que foi também para ele uma iniciativa inédita. 

A fase seguinte foi captar nas freguesias do concelho de Caminha pessoas que se dispusessem a integrar um “Coro das Velhas”, designação inspirada não apenas na população que se pretendia abranger, mas essencialmente na própria canção de Sérgio Godinho, uma canção que afinal, fala de Caminha: “Vamos cantar o coro das velhas! / Ia eu pelo concelho de Caminha /Quando vi sentada ao sol uma velhinha /Curioso, uma conversa entabulei…”

Com o apoio das Juntas de Freguesia, de párocos e instituições foi possível juntar cerca de uma centena de pessoas, algumas de idade bastante avançada, estimular e envolver todos num grande projeto. Coube à Academia de Música Fernandes Fão assumir a parte musical, trabalhar com o grupo, afinar vozes, ensaiar, motivar e conviver muitos dias ao serão. O objetivo era a concretização de um projeto musical, de relevância artística, cultural e comunitária, que pretendia capacitar um público alvo a constituir um Coro musical que trabalhasse as músicas do cantor Sérgio Godinho, a apresentar num concerto final em conjunto com o músico. 

O objetivo foi concretizado sábado, com o Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima cheio de gente e de entusiasmo, juntando-se muitas vezes ao magnífico “Coro das Velhas” para acompanhar Sérgio Godinho e aos seus músicos. 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 1 Março, 2024

Livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia” é apresentado hoje

O livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, edição da VianaFestas, é lançado esta sexta-feira, na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).