Viana do Castelo promove, até 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto, cimentando a aposta no slogan #BeActive. A nona edição desta iniciativa, que integra ações de promoção de atividades físicas, inclui as cerimónias de abertura e encerramento das comemorações nacionais na Cidade Europeia do Desporto 2023.
Dia 23 de setembro, sábado, das 15h00 às 18h00 será promovido o BeActive em Família, no Jardim da Marina, com o Playday Família, ténis de mesa, voleibol, badminton, matraquilhos, teqball, salto de paraquedas e corrida noturna com lanternas.
A abertura oficial BeActive acontece às 20h30 e a Corrida BeActive Night está agendada para as 21h00. Pode fazer a sua inscrição (gratuita) www.runporto.com e ganhar uma lanterna até ao dia da prova.
A 24 de setembro, o Desporto Outdoor será o foco, com experiência de remo e/ou vela e gincana de bicicleta nos centros náuticos e na Praça da Liberdade.
Já no dia 25, o Desporto Urbano estará em destaque, com aula de grupo no parque de estacionamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo agendada para as 16h00.
A 26 de setembro, o Desporto Inclusivo será o mote das comemorações, entre as 9h30 e as 11h30, com o Prémio Desporto + Acessível a dinamizar atividades de voleibol adaptado e boccia no Pavilhão Municipal Santa Maria Maior
A 27 de setembro, o Desporto Sénior será o destaque, das 10h00 às 11h00, na Piscina do Atlântico, com aula hidro sénior.
Dia 28, das 15h00 às 17h30, o IV Fórum Nacional DPT acontece no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Dia 29, Dia Mundial do Coração, celebra-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, no Centro Académico do IPVC, com uma aula de total training.
A 30 de setembro, encerram as comemorações com o Dia Europeu do Professor de Educação Física, que acontece entre Antigos Paços do Concelho e Jardim da Marina, contando com a cerimónia oficial “Não há educação sem educação física”.
Recorde-se que a Comissão Europeia lançou a Semana Europeia do Desporto (SED) destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro. Constitui-se como um grande acontecimento desenvolvido à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar atividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo e disseminado os valores associados ao Desporto e à sua prática.
O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.
A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.