Viana do Castelo promove, até 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto, cimentando a aposta no slogan #BeActive. A nona edição desta iniciativa, que integra ações de promoção de atividades físicas, inclui as cerimónias de abertura e encerramento das comemorações nacionais na Cidade Europeia do Desporto 2023.
Dia 23 de setembro, sábado, das 15h00 às 18h00 será promovido o BeActive em Família, no Jardim da Marina, com o Playday Família, ténis de mesa, voleibol, badminton, matraquilhos, teqball, salto de paraquedas e corrida noturna com lanternas.
A abertura oficial BeActive acontece às 20h30 e a Corrida BeActive Night está agendada para as 21h00. Pode fazer a sua inscrição (gratuita) www.runporto.com e ganhar uma lanterna até ao dia da prova.
A 24 de setembro, o Desporto Outdoor será o foco, com experiência de remo e/ou vela e gincana de bicicleta nos centros náuticos e na Praça da Liberdade.
Já no dia 25, o Desporto Urbano estará em destaque, com aula de grupo no parque de estacionamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo agendada para as 16h00.
A 26 de setembro, o Desporto Inclusivo será o mote das comemorações, entre as 9h30 e as 11h30, com o Prémio Desporto + Acessível a dinamizar atividades de voleibol adaptado e boccia no Pavilhão Municipal Santa Maria Maior
A 27 de setembro, o Desporto Sénior será o destaque, das 10h00 às 11h00, na Piscina do Atlântico, com aula hidro sénior.
Dia 28, das 15h00 às 17h30, o IV Fórum Nacional DPT acontece no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Dia 29, Dia Mundial do Coração, celebra-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, no Centro Académico do IPVC, com uma aula de total training.
A 30 de setembro, encerram as comemorações com o Dia Europeu do Professor de Educação Física, que acontece entre Antigos Paços do Concelho e Jardim da Marina, contando com a cerimónia oficial “Não há educação sem educação física”.
Recorde-se que a Comissão Europeia lançou a Semana Europeia do Desporto (SED) destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro. Constitui-se como um grande acontecimento desenvolvido à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar atividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo e disseminado os valores associados ao Desporto e à sua prática.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.