Viana do Castelo promove, até 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto, cimentando a aposta no slogan #BeActive. A nona edição desta iniciativa, que integra ações de promoção de atividades físicas, inclui as cerimónias de abertura e encerramento das comemorações nacionais na Cidade Europeia do Desporto 2023.
Dia 23 de setembro, sábado, das 15h00 às 18h00 será promovido o BeActive em Família, no Jardim da Marina, com o Playday Família, ténis de mesa, voleibol, badminton, matraquilhos, teqball, salto de paraquedas e corrida noturna com lanternas.
A abertura oficial BeActive acontece às 20h30 e a Corrida BeActive Night está agendada para as 21h00. Pode fazer a sua inscrição (gratuita) www.runporto.com e ganhar uma lanterna até ao dia da prova.
A 24 de setembro, o Desporto Outdoor será o foco, com experiência de remo e/ou vela e gincana de bicicleta nos centros náuticos e na Praça da Liberdade.
Já no dia 25, o Desporto Urbano estará em destaque, com aula de grupo no parque de estacionamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo agendada para as 16h00.
A 26 de setembro, o Desporto Inclusivo será o mote das comemorações, entre as 9h30 e as 11h30, com o Prémio Desporto + Acessível a dinamizar atividades de voleibol adaptado e boccia no Pavilhão Municipal Santa Maria Maior
A 27 de setembro, o Desporto Sénior será o destaque, das 10h00 às 11h00, na Piscina do Atlântico, com aula hidro sénior.
Dia 28, das 15h00 às 17h30, o IV Fórum Nacional DPT acontece no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Dia 29, Dia Mundial do Coração, celebra-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, no Centro Académico do IPVC, com uma aula de total training.
A 30 de setembro, encerram as comemorações com o Dia Europeu do Professor de Educação Física, que acontece entre Antigos Paços do Concelho e Jardim da Marina, contando com a cerimónia oficial “Não há educação sem educação física”.
Recorde-se que a Comissão Europeia lançou a Semana Europeia do Desporto (SED) destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro. Constitui-se como um grande acontecimento desenvolvido à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar atividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo e disseminado os valores associados ao Desporto e à sua prática.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.