Logo
Regional

Semana do Atlântico volta a encher o rio e o mar “de colorido e da coragem destes jovens atletas”

13 Outubro, 2023 | 15:38
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Entre os dias 20 e 22 de outubro, Viana do Castelo volta a ser palco da Semana do Atlântico, evento desportivo que integra o nono Troféu Cidade de Viana do Castelo e o Meeting Internacional de Optimist.

As inscrições ainda estão a decorrer, mas a organização espera cerca de 200 atletas entre os 6 e os 15 anos de idade e respetivas embarcações, sendo que estão já garantidas inscrições de Portugal, com atletas vindos de todo o país, Espanha, Suécia e Polónia.

A organização está a cabo da Federação Portuguesa de Vela e Clube de Vela de Viana do Castelo e conta com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, da Associação Portuguesa de Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A prova é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo. O Meeting Internacional Cidade de Vigo terá lugar dias 28 a 31 de outubro.

Em conferência de imprensa de apresentação da prova, o vereador do Desporto, Ricardo Rego, assegurou que o Real Club Náutico de Vigo e a Real Federación Gallega de Vela têm sido “parceiros inequívocos na promoção da Semana do Atlântico e amigos de Viana do Castelo na vela”, assegurando que esta nona edição fica marcada “por uma amizade profunda entre dois clubes e duas cidades”.

“Esta Semana do Atlântico é, para mim, das semanas mais belas, enchendo o rio e o mar de embarcações, de colorido e da coragem destes jovens atletas”, considerou.

“Em 2013, o Município de Viana do Castelo entendeu implementar um projeto das náuticas virado para as escolas, mas com a vontade subjacente de incentivar a prática das modalidades de mar e de rio. Logo no ano a seguir, em 2014, surgiu a Semana do Atlântico, um projeto de sucesso, bem sedimentado e com futuro”, reforçou Ricardo Rego.

O vereador anunciou ainda que, em junho ou julho de 2024, Viana do Castelo será palco do Campeonato do Mundo de Laser.

Já o representante do Clube de Vela de Viana do Castelo, António Cruz, afirmou que este “é um evento diferente porque se realiza em dois países em simultâneo” e que espera a participação de duas centenas de embarcações e respetivos velejadores.

“Na classe Optimist, a Semana do Atlântico é, de longe, a maior regata do país”, garantiu.

O presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde Fernández, assegurou que esta é uma regata “que já tem raízes, mas que quer continuar a fazer crescer essas raízes, unindo atletas portugueses e galegos”.

Também o presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela Estévez, indicou que, para o clube galego, “a regata que fazemos com Viana é dos mais importantes eventos desportivos”, até porque “os meninos da Optimist são o futuro da vela”. “O Náutico de Vigo sente-se aqui em Viana tão em casa como se sente em Vigo”, declarou.

Para esta Semana do Atlântico está prevista a realização de nove regatas, na tarde do dia 20 e durante os dias 21 e 22, sempre mediante as condições meteorológicas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.