Logo
Regional

Semana do Atlântico volta a encher o rio e o mar “de colorido e da coragem destes jovens atletas”

13 Outubro, 2023 | 15:38
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Entre os dias 20 e 22 de outubro, Viana do Castelo volta a ser palco da Semana do Atlântico, evento desportivo que integra o nono Troféu Cidade de Viana do Castelo e o Meeting Internacional de Optimist.

As inscrições ainda estão a decorrer, mas a organização espera cerca de 200 atletas entre os 6 e os 15 anos de idade e respetivas embarcações, sendo que estão já garantidas inscrições de Portugal, com atletas vindos de todo o país, Espanha, Suécia e Polónia.

A organização está a cabo da Federação Portuguesa de Vela e Clube de Vela de Viana do Castelo e conta com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, da Associação Portuguesa de Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A prova é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo. O Meeting Internacional Cidade de Vigo terá lugar dias 28 a 31 de outubro.

Em conferência de imprensa de apresentação da prova, o vereador do Desporto, Ricardo Rego, assegurou que o Real Club Náutico de Vigo e a Real Federación Gallega de Vela têm sido “parceiros inequívocos na promoção da Semana do Atlântico e amigos de Viana do Castelo na vela”, assegurando que esta nona edição fica marcada “por uma amizade profunda entre dois clubes e duas cidades”.

“Esta Semana do Atlântico é, para mim, das semanas mais belas, enchendo o rio e o mar de embarcações, de colorido e da coragem destes jovens atletas”, considerou.

“Em 2013, o Município de Viana do Castelo entendeu implementar um projeto das náuticas virado para as escolas, mas com a vontade subjacente de incentivar a prática das modalidades de mar e de rio. Logo no ano a seguir, em 2014, surgiu a Semana do Atlântico, um projeto de sucesso, bem sedimentado e com futuro”, reforçou Ricardo Rego.

O vereador anunciou ainda que, em junho ou julho de 2024, Viana do Castelo será palco do Campeonato do Mundo de Laser.

Já o representante do Clube de Vela de Viana do Castelo, António Cruz, afirmou que este “é um evento diferente porque se realiza em dois países em simultâneo” e que espera a participação de duas centenas de embarcações e respetivos velejadores.

“Na classe Optimist, a Semana do Atlântico é, de longe, a maior regata do país”, garantiu.

O presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde Fernández, assegurou que esta é uma regata “que já tem raízes, mas que quer continuar a fazer crescer essas raízes, unindo atletas portugueses e galegos”.

Também o presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela Estévez, indicou que, para o clube galego, “a regata que fazemos com Viana é dos mais importantes eventos desportivos”, até porque “os meninos da Optimist são o futuro da vela”. “O Náutico de Vigo sente-se aqui em Viana tão em casa como se sente em Vigo”, declarou.

Para esta Semana do Atlântico está prevista a realização de nove regatas, na tarde do dia 20 e durante os dias 21 e 22, sempre mediante as condições meteorológicas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 18 Abril, 2024

Tradicional benção dos capacetes registou um “número record de motards presentes”

A tradicional benção dos capacetes regressou, no passado domingo, 14 de abril, à Capela de Sant’Ana, no Monte do Faro, em Valença. Segundo o Município, registou-se um "número record de motards presentes". 

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho.