Logo
Desporto

SC Vianense volta a encontrar Santa Clara para a Taça de Portugal

18 Outubro, 2023 | 20:56
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O SC Vianense defronta o CD Santa Clara na 3ª Eliminatória da Taça de Portugal. Isso já tinha acontecido na época 2005/2006. Na altura, no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo, com arbitragem de Artur Soares Dias, os açorianos ganharam (1-2) com dois golos em apenas dois minutos, depois de estarem a perder (1-0) ao intervalo. A Viana TV foi ao arquivo e recordamos aqui a crónica e a ficha desse jogo.

ARQUIVO – VIANA TV

FUTEBOL / TAÇA DE PORTUGAL / 5 DE OUTUBRO DE 1995

Vianense podia ter goleado…mas perdeu

O Sport Clube Vianense da 3ª Divisão Nacional foi ingloriamente afastado da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal ao perder pela diferença mínima (1-2) no seu reduto frente ao Santa Clara da Liga de Honra.

A equipa dos Açores, de escalão superior, nunca conseguiu impor no jogo o seu favoritismo porque encontrou pela frente um Vianense muito bem organizado e muito forte fisicamente.

A equipa de Paulo Fernandes apresentou-se muito bem organizada em termos defensivos, fazendo circular a bola com passes bem medidos entre todos os sectores e chegando à baliza contrária com o propósito de marcar golos, criou muitas oportunidades, mas quase todas evitadas por Nuno Santos guarda-redes do Santa Clara que se pautou com uma grande exibição, sendo mesmo o homem do jogo.

Foi com naturalidade que aos 42 minutos, Ângelo deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita de Jorginho e de cabeça no meio dos centrais visitantes marcou o primeiro do jogo (1-0).

Antes de conseguir marcar o Vianense dispôs de inúmeras oportunidades para fazer mais dois ou três golos, no entanto a traz de uma defesa tão má estava um guarda-redes que defendeu tudo.

Chegava o intervalo com o Vianense a justificar a vantagem no marcador (1-0).

Na segunda parte Mário Reis bem tentou mudar o rumo dos acontecimentos com a inclusão na sua equipa de dois homens de ataque, o problema foi que o Vianense continuava a defender bem e só por infelicidade sofreu dois golos em apenas 2 minutos. Aos 75` Bruno Novo na grande área muito povoada dos da casa e com grande atabalhoamento lá conseguiu dar o melhor seguimento à bola empatando o jogo (1-1).

No minuto seguinte (76`) e ainda com o Vianense a recuperar do abalo, Peixinho do meio da rua com um remate feliz surpreendeu Bruno virando o resultado (1-2).

Com pouco tempo para se jogar o Vianense nunca deixou os braços conseguiu ainda chegar com muito perigo à baliza contrária obrigando Nuno Santos a continuar a brilhar e a evitar que os da casa levassem o jogo para prolongamento.

Nuno Santos teve tanta sorte no jogo, que mesmo cometendo uma grande penalidade claríssima sobre Chica, ainda com o Vianense em vantagem no marcador, salvou-se do cartão vermelho directo e de sofrer golo, pois o árbitro Artur Soares Dias do Porto que até então tinha estado bem, fez vista grossa ao lance que podia ter posto o Vianense na próxima eliminatória.

Num jogo comandado de princípio ao fim pelo Vianense, os dois golos apontados pelos Açorianos em apenas dois minutos bastaram para manter a formação do Santa Clara na Taça de Portugal.

Taça de Portugal / 3ª Eliminatória (5 de Outubro de 2005)

VIANENSE, 1 – SANTA CLARA, 2
Estádio Dr. José de Matos / Viana do Castelo

Arbitro: Artur Soares Dias do Porto
Auxiliares: João Silva / Vítor Carvalho
4º Arbitro: Luciano Silva do Porto

SC VIANENSE
Bruno, Pedro Gomes, Zé Berto, Rui Maçães, Branco (Mauro, 69`), Ângelo (Sencadas, 73`), Jorginho, Nuno, Tiago ( Rui Santos, 79`), Cris e Chica.
Treinador: Paulo Fernandes

GD SANTA CLARA
Nuno Santos, Portela, Jorge Humberto (Danilo, 37`), Orestes, Bruno Novo, Hélder Vasco, Maurinho, Livramento (Neto, 77`), Mariano (Peixinho, 45`) Hermes e Henrique.
Treinador: Mário Reis

Ao Intervalo: 1 – 0
Marcadores: Ângelo, 42` / Bruno Novo, 76` / Peixinho, 77`
Acção disciplinar:
Amarelos: Jorge Humberto, 24` / Bruno Novo, 59` / Sencadas, 90` / Pedro Gomes, 90`.

O jogo da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, de novo, entre estes dois emblemas, joga-se este sábado às 11h00 em São Miguel.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.