O Sporting Clube de Braga (SC Braga) celebra, esta sexta-feira, 103 anos. O hastear da bandeira realizado, esta manhã, na Cidade Desportiva, marcou o início da celebração.
No seu discurso, António Salvador, presidente do SC Braga, reforçou a “emoção” que sente por celebrar, pela primeira vez, o aniversário do clube na nova praça da Cidade Desportiva.
“Lembro-me dos primeiros aniversários celebrados no Estádio Municipal, de forma sentida mas humilde e destemida, porque então ainda distantes do nosso futebol de formação, das nossas modalidades e até dos nossos sócios. Lembro-me da enorme alegria aquando da passagem destas cerimónias para a Academia da Cidade Desportiva, já com a participação das nossas equipas de formação e dos nossos jovens atletas, num cenário muito mais aberto à participação e que permitiu expressar a vitalidade e a ambição do clube”, refletiu.
“Hoje, sinto-me emocionado por poder, pela primeira vez, celebrar o aniversário do Sporting Clube de Braga na nova praça da Cidade Desportiva”, confessou o presidente do SC Braga.
“Concretizar este sonho é para mim um marco inesquecível e o legado mais transformador que acredito que podemos deixar para o futuro desta instituição à qual tanto nos dedicamos e que tanto nos apaixona”, completou.
António Salvador realçou ainda a “satisfação” que sente na nova casa, mas garantiu não se ter acomodado. “Dou os parabéns ao Sporting Clube de Braga com um sentimento de orgulho e de confiança, mas sempre com o inconformismo e a ambição que nos têm levado a desafiar constantemente os nossos limites”, relembrou.
“Toda a nossa energia é necessária para que este clube continue a crescer e a superar-se, para que continuemos a olhar para o passado, como eu olho hoje, e vejamos sempre um Sporting Clube de Braga maior e melhor do que alguma vez foi”, frisou o presidente do SC Braga.
O SC Braga foi oficialmente fundado em Braga a 19 de janeiro de 1921, mas a criação do clube começou a processar-se mais cedo, em fins de 1919. Um grupo de jovens estudantes bracarenses, de onde se destacava João Gomes, que viria a ser o primeiro presidente do clube, pensou e organizou a formação do Sporting Clube de Braga.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 17ª jornada, na segunda a 18ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-3) do Desportivo de Monção no sempre difícil terreno do Vitorino de Piães.
A seleção portuguesa de andebol completou o pleno de três triunfos na primeira fase do Mundial, ao vencer a co-anfitriã Noruega por 31-28, em Oslo, pelo que parte para a 'main round' com quatro pontos.
Realizou-se, este domingo, a 15.ª jornada do Campeonato de Portugal. O grande destaque vai para a vitória (0-1) do Vianense frente ao Joane. Um golo solitário de Miguel Abreu, aos 86 minutos, resolveu o jogo a favor da equipa de Viana do Castelo num terreno muito pesado e difícil de praticar futebol. Com este triunfo a equipa de Pedro Lomba sobe ao 5º lugar com 23 pontos.
A Juventude Viana deslocou-se, este domingo, ao Pavilhão da Luz, para defrontar o Benfica, em jogo correspondente à 11ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo deu luta às águias, mas acabou derrotada (6-5) pela margem mínima.
O João Almeida (Recreio Desportivo de Águeda) e Solange Jesus (Sporting Clube Braga) são os vencedores da 26.ª Meia Maratona Manuela Machado, que decorreu este domingo em Viana do Castelo com a participação de mais de 4.000 atletas.
Ponte da Barca prepara-se para acolher, de 28 de fevereiro a 2 de março, mais uma edição da Feira do Fumeiro, um evento que enaltece as tradições, os sabores e a autenticidade. A Praça da República será o palco desta celebração, oferecendo uma experiência onde gastronomia, cultura e artesanato se unem.
A Biblioteca Municipal de Valença já tem mais de 50 mil documentos on-line, no novo catálogo digital https://catalogo.bibliotecas.cm-valenca.pt, acessível desde 8 de janeiro.