Logo
Música

São Pedro fez questão de celebrar Dia Mundial do Canto na Igreja da Sagrada Família

28 Outubro, 2023 | 11:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A chuva e o frio voltaram a ocupar o seu lugar neste outono e, por isso, tal como previsto, a celebração do Dia Mundial do Canto, organizada pela AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, deslocou-se do centro histórico de Viana do Castelo, para a Igreja da Sagrada Família.

Mas não se pense que, devido ao mau tempo, menos cantores aceitaram o desafio desta Associação, tão gentilmente acolhida pelo Padre Artur Coutinho.

Mais de uma centena de cantores, de várias idades e seis nacionalidades, juntaram-se para, orientados pela “batuta” de Josefina Fernanda Bouças e Liliana Quesado, membros ativos de dois dos grupos associados da AGFAM, aprenderem (ou recordarem) quatro cantigas tradicionais portuguesas.

Os migrantes residentes em Viana do Castelo presentes na iniciativa, integram o programa “Viana Acolhe” da Câmara Municipal de Viana do Castelo, representada, durante a oficina, pelo seu Vice-presidente.

Vários foram os momentos que levaram a um pequeno arrepio ou humedecer de olhos, tal o encanto de ouvir a “Gotinha de água”, “Atrás do sol anda a lua”, “o Coro das Maçadeiras” e “Roquinha de pau”. Se as três primeiras canções exigiram muita concentração, até pela divisão dos cantores por vozes (apesar do pouco tempo para as aprender), a última, muito divertida, gerou boa disposição: “Ó terau tau tau (..)/ tum!”

Foram quase duas horas que “passaram a voar” (a cantar!) e onde se abraçou muito. Abraços “piano”, abraços “forte”, abraços “com muita gente dentro”.

Um dos momentos mais bonitos foi, talvez, quando as maestrinas incentivaram os homens presentes a cantar: “Se eu soubesse namorar / Como sei cantar cantigas / Eu fazia rir as pedras / Quanto mais as raparigas”. Eles cantaram bem, mas elas não riram, sorriram.

Na altura, os vários sotaques das nacionalidades presentes, também se sentiram com mais clareza, o que acrescentou à beleza do momento.

Da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho fica a promessa de voltarmos a cantar juntos e de conquistarmos ainda mais cantores.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Junho, 2024

“Bairro de São Teotónio” comemora noite de São João em Valença

Esta sexta-feira, 21 de junho a partir das 18h00, é a noite de São João em Valença com o "Bairro de São Teotónio", na avenida de São Teotónio e ruas adjacentes.

Nacional 18 Junho, 2024

População residente em Portugal aumentou em 2023 pelo quinto ano consecutivo

A população residente em Portugal aumentou em 2023, pelo quinto ano consecutivo, ultrapassando 10,6 milhões, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".