O Santa Luzia foi, este sábado, surpreendido com uma derrota pesada (0-7) frente ao Leões de Porto Salvo, em jogo da 5ª jornada da Liga Feminina de Futsal, disputado no Pavilhão Nicolau Veríssimo, na Meadela.
A formação orientada por Miguel Oliveira entrou bem na partida e protagonizou uma primeira parte muito positiva, com várias oportunidades de golo, mas sem eficácia na finalização. Muito por culpa da guarda-redes adversária, Anastasiia Terekh, que se manteve intransponível na baliza das forasteiras.
O marcador manteve-se em branco até ao intervalo (0-0).
No segundo tempo, o cenário mudou radicalmente. A equipa do Leões inaugurou o marcador cedo, na sequência de um fora, e a equipa vianense não conseguiu reagir. “Desmoronou como um baralho de cartas”, perdendo o fio ao jogo e permitindo ao seu adversário assumir por completo o controlo da partida. O marcador acabou por se dilatar de forma excessiva (0-7), naquele que terá sido o pior segundo tempo do Santa Luzia na presente temporada.
Com este resultado, a equipa de Viana do Castelo desceu para o 8.º lugar da tabela, mantendo os 5 pontos que já tinha. Já o Leões de Porto Salvo subiu ao 3.º posto, agora com 9 pontos.
O início de época tem sido marcado por dificuldades adicionais para a equipa principal do Santa Luzia. Em cinco jogos disputados na Liga, quatro foram realizados fora de casa, já que o habitual palco, o Pavilhão Municipal José Natário, tem estado ocupado com outras modalidades e atividades pontuais. Esta limitação tem obrigado o Santa Luzia a procurar alternativas, prejudicando a estabilidade competitiva da única equipa de Viana do Castelo a jogar uma prova de elite.
Na próxima jornada, o Santa Luzia desloca-se a São Julião de Freixo, Ponte de Lima, onde irá defrontar a Casa do Povo de Freixo, equipa estreante na 1.ª Divisão Nacional.
O atleta barreirista Usumane Djumo, Campeão Nacional em Portugal, continua a representar esta época o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), mantendo o vínculo iniciado em 2024.
As contraordenações por uso do telemóvel durante a condução duplicaram no primeiro trimestre de 2025 face a igual período de 2024, totalizando 7.587 multas — uma média de 84 por dia, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
O ciclista português Iúri Leitão voltou a dar destaque a Portugal no panorama internacional, ao conquistar, na quinta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) dá início no próximo dia 29 de outubro ao ciclo de conferências “Envelhecimento, Prescrição Social & Saúde Social”, que se prolonga até junho de 2026.
A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, classificada como Tesouro Nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Caminha a partir desta sexta-feira, anunciou hoje a autarquia.
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, em Viana do Castelo, está a celebrar o seu 29.º aniversário com um programa repleto de momentos de homenagem, convívio e sensibilização para a dádiva de sangue. As comemorações, que se prolongam ao longo de vários dias, sublinham quase três décadas de trabalho voluntário em prol da comunidade e da solidariedade humana.
Arcos de Valdevez prepara-se para receber mais uma edição do ciclo gastronómico “Arcos à Mesa”, que se realiza no fim de semana, de 25 e 26 de outubro. Durante o evento, os restaurantes aderentes abrirão as portas para oferecer aos visitantes uma experiência gastronómica centrada na tradição local.