O Santa Luzia foi, este sábado, surpreendido com uma derrota pesada (0-7) frente ao Leões de Porto Salvo, em jogo da 5ª jornada da Liga Feminina de Futsal, disputado no Pavilhão Nicolau Veríssimo, na Meadela.
A formação orientada por Miguel Oliveira entrou bem na partida e protagonizou uma primeira parte muito positiva, com várias oportunidades de golo, mas sem eficácia na finalização. Muito por culpa da guarda-redes adversária, Anastasiia Terekh, que se manteve intransponível na baliza das forasteiras.
O marcador manteve-se em branco até ao intervalo (0-0).
No segundo tempo, o cenário mudou radicalmente. A equipa do Leões inaugurou o marcador cedo, na sequência de um fora, e a equipa vianense não conseguiu reagir. “Desmoronou como um baralho de cartas”, perdendo o fio ao jogo e permitindo ao seu adversário assumir por completo o controlo da partida. O marcador acabou por se dilatar de forma excessiva (0-7), naquele que terá sido o pior segundo tempo do Santa Luzia na presente temporada.
Com este resultado, a equipa de Viana do Castelo desceu para o 8.º lugar da tabela, mantendo os 5 pontos que já tinha. Já o Leões de Porto Salvo subiu ao 3.º posto, agora com 9 pontos.
O início de época tem sido marcado por dificuldades adicionais para a equipa principal do Santa Luzia. Em cinco jogos disputados na Liga, quatro foram realizados fora de casa, já que o habitual palco, o Pavilhão Municipal José Natário, tem estado ocupado com outras modalidades e atividades pontuais. Esta limitação tem obrigado o Santa Luzia a procurar alternativas, prejudicando a estabilidade competitiva da única equipa de Viana do Castelo a jogar uma prova de elite.
Na próxima jornada, o Santa Luzia desloca-se a São Julião de Freixo, Ponte de Lima, onde irá defrontar a Casa do Povo de Freixo, equipa estreante na 1.ª Divisão Nacional.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.