Este fim de semana, a freguesia de Gandra, em Valença, transforma-se no palco da 3ª edição da Feira dos Sabores do Minho — um evento para os amantes da boa mesa e da cultura regional.
Neste encontro gastronómico, os visitantes poderão deliciar-se com os sabores autênticos do Minho, desde a famosa posta e o do cordeiro assado em forno a lenha até ao emblemático bacalhau confeccionado com mestria.
A tradição continua à mesa com petiscos irresistíveis: bifanas suculentas, caldo verde, rojões, moelas e pataniscas. Destaque ainda para os queijos e fumeiros regionais.
Para acompanhar, os melhores vinhos da região estarão presentes para harmonizar a riqueza dos pratos servidos. Na doçaria, não faltarão os doces tradicionais de Páscoa, além de bombocas, crepes de chocolate e outras tentações açucaradas.
Além de uma experiência gastronómica única, o evento é uma oportunidade para adquirir produtos locais de qualidade, diretamente dos produtores.
A animação estará garantida ao longo do fim de semana, com: Grupo Kalhambeke; Grupo Música “7Saias”; Grupo de Cordas “6 Tàs9”; DJ Pedro Pagodes; DJ Nyud; Concertinas “Traga a Sua e Junte-se à Festa”; Charanga “Cantos Somos”; Grupo Bombos “Amigos do Bombinho”; Grupo Ginástica “Ginasticart Gondomil”; Grupo Ginástica “Team Paula Ferreira”; Grupo Dança “Emotion Dance”.
Este domingo, decorre, ainda, o 1º Passeio de Motinhas, uma iniciativa que promove o convívio entre os amantes de motas e a descoberta de percursos pitorescos.
A organização é da Feira dos Sabores do Minho é uma iniciativa da Comissão Fabriqueira do Divino Salvador de Gandra e da Câmara Municipal de Valença, com o apoio da União de Freguesias de Gandra e Taião e de empresários locais.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.