O festival gastronómico "Sabores da Lampreia" está de regresso a São Pedro da Torre, em Valença, já na próximo fim de semana, de 15 a 17 de março. A iniciativa pretende ser um ponto de encontro de sabores, de saberes e de apreciadores da lampreia do rio Minho.
Segundo a autarquia, a oferta de pratos, deste festival, junta uma vez mais a tradição e a inovação com destaque para o arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca. “Estas são algumas das variedades emblemáticas que é possível apreciar neste festival, a par de muitas outras novidades que a organização está a preparar”, referiu o Município de Valença em nota.
Desde o dia 2 de janeiro e até 15 de abril que as comunidades de pescadores, nomeadamente, as de São Pedro da Torre e as de Cristelo Côvo, lançam as redadas de pesca da lampreia, no troço internacional do rio Minho, entre São Pedro da Torre e as ilhas de Verdoejo.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.