O ator Ruy de Carvalho vai abrir o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre de 15 a 22 de novembro no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, uma viagem pelos mais de 80 anos da sua carreira.
A 9.ª edição do festival, organizada pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, apresenta 11 espetáculos de companhias portuguesas e internacionais, acompanhados de conversas entre artistas e público.
Entre os nomes em destaque está o encenador suíço Milo Rau, figura central do teatro político europeu, que estará em Viana do Castelo no dia 17 de novembro para participar no debate “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”. A iniciativa integra a campanha global “Resistance Now! Together” (“Resistir Agora! Juntos”), criada por Rau no final de 2023 e que já reúne cerca de 200 organizações culturais em defesa da liberdade artística.
O festival contará também com a presença da companhia alemã Familie Flöz, reconhecida pelo seu trabalho de teatro físico e de máscaras, além de várias estruturas nacionais: Teatro do Montemuro, Cem Palcos, Companhia de Teatro de Braga, Saaraci, Peripécia Teatro, Companhia do Chapitô e Companhia Caótica, bem como a galega Butaca Zero.
Segundo o Teatro do Noroeste, todas as récitas do festival incluem recursos de acessibilidade, nomeadamente tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, legendagem em português e inglês, reconhecimento de palco e audiodescrição.
Com uma programação que cruza teatro, debate e inclusão, o Festival de Teatro de Viana do Castelo volta a afirmar a cidade como um dos polos culturais mais dinâmicos do país.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.