Logo
Cultura

Ruy de Carvalho abre Festival de Teatro de Viana do Castelo

14 Outubro, 2025 | 18:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O ator Ruy de Carvalho vai abrir o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre de 15 a 22 de novembro no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, uma viagem pelos mais de 80 anos da sua carreira.

A 9.ª edição do festival, organizada pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, apresenta 11 espetáculos de companhias portuguesas e internacionais, acompanhados de conversas entre artistas e público.

Entre os nomes em destaque está o encenador suíço Milo Rau, figura central do teatro político europeu, que estará em Viana do Castelo no dia 17 de novembro para participar no debate “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”. A iniciativa integra a campanha global “Resistance Now! Together” (“Resistir Agora! Juntos”), criada por Rau no final de 2023 e que já reúne cerca de 200 organizações culturais em defesa da liberdade artística.

O festival contará também com a presença da companhia alemã Familie Flöz, reconhecida pelo seu trabalho de teatro físico e de máscaras, além de várias estruturas nacionais: Teatro do Montemuro, Cem Palcos, Companhia de Teatro de Braga, Saaraci, Peripécia Teatro, Companhia do Chapitô e Companhia Caótica, bem como a galega Butaca Zero.

Segundo o Teatro do Noroeste, todas as récitas do festival incluem recursos de acessibilidade, nomeadamente tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, legendagem em português e inglês, reconhecimento de palco e audiodescrição.

Com uma programação que cruza teatro, debate e inclusão, o Festival de Teatro de Viana do Castelo volta a afirmar a cidade como um dos polos culturais mais dinâmicos do país.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra o Natal com almoço para a comunidade sénior

Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.

Nacional 7 Dezembro, 2025

Google revela quais foram as pesquisas que marcaram 2025 em Portugal

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Seleção AF Viana do Castelo perde por 1–0 diante da AF Braga

A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.