O antigo ciclista e atual presidente da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa está entre os dez melhores ciclistas portugueses do século XXI. Em conversa com a Viana TV, Rui Sousa garante ser "um felizardo".
Segundo o site especializado da secção de ciclismo – Ciclismoatual, o ex-ciclista de Viana do Castelo, faz parte da lista dos 10 melhores ciclistas do século XXI, juntamente com Sérgio Paulinho, Rui Costa, João Almeida, Vítor Gamito, Cândido Barbosa, Manuel Cardoso, José Azevedo, Nélson Oliveira e Tiago Machado.
Segundo o mesmo site, atletas que ainda se encontram a “escrever o percurso”, como Iúri Leitão, também vianense e galardoado com medalha de prata no omnium e de ouro no madison nos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto deste ano, foram excluídos.
Em conversa com a Viana TV e após ter sido divulgada esta lista onde vários orgãos de comunicação social relembraram o ex-ciclista, Rui Sousa não esconde a alegria em ser um dos Top 10 do século:
“Naturalmente que para mim é uma satisfação e um orgulho pertencer a um rol de atletas desta dimensão. Na minha carreira fiz de tudo. Trabalhei equipas, aliás trabalhei muito para alguns dos que aqui estão, assim como cheguei a ser líder de equipa onde assumi a responsabilidade de comandar algumas das equipas por onde passei”.
Ainda recordando a carreira enquanto ciclista, Rui Sousa, garante, além da enorme satisfação, está de consciência “completamente tranquila”.
“Dei sempre o meu melhor, e se não consegui vencer muitas vezes, foi porque os meus adversários foram melhores, por isso estou plenamente satisfeito com a minha carreira”.
Recorde-se que Rui Sousa, terminou a carreira em 2017, com a vitória em Fafe da Volta a Portugal e passados 7 anos continua a sentir o carinho do público e das pessoas que acompanharam a sua trajetória:
“Na verdade é tão bom ao fim destes anos sentir o carinho que as pessoas tem comigo fruto da minha dedicação e empenho. Fui um sonhador e outros tantos sonharam comigo, apoiando e acompanhando. Sinto me um felizardo!” conclui o atual presidente da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro.
Recorde-se que Rui Sousa, terminou a carreira em 2017, com a vitória em Fafe da Volta a Portugal.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.