Sem carrosséis ou farturas, a Romaria em honra de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, mantém “a mesma essência há 200 anos”, aspeto considerado diferenciador para a classificação, em fase final, como Património Cultural Imaterial.
Em declarações à agência Lusa, o diretor da Casa das Artes, Nuno Soares, adiantou que a candidatura “já foi validada, aguardando apenas a assinatura do ministro da Cultura e a publicação em Diário da República”.
A romaria, com 200 anos, decorre entre quinta-feira e 08 de setembro e é promovida pela Confraria da Nossa Senhora da Peneda, no Santuário da Senhora da Peneda, na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
Um “dos aspetos diferenciadores que conduziu à classificação é que uma parte substancial está relacionada com a metodologia da festa que mantém a sua essência original”, afirmou Nuno Soares.
“Não há carrosséis, farturas e música a não ser popular. É uma experiência de comunhão com o sagrado e o profano, e com um espaço de grande misticismo e de beleza atroz”, frisou Nuno Soares.
Segundo o responsável, “existem referências em muitos clássicos da literatura local e regional que referem a Peneda como a maior romaria do Alto Minho, por decorrer durante sete dias”.
“Se concentrássemos as pessoas que passam durante os sete dias da romaria, tal como todas as romarias marianas realizadas em setembro, a da Senhora da Peneda é a maior de todas. Atraia pessoas de todos os lados do país e da Galiza”, acrescentou.
Nuno Soares destacou que o local “não é um local onde passe uma autoestrada. Viaja-se por uma estrada, em PNPG, num espaço belíssimo, mas inóspito”, referiu.
“É uma celebração que acontece no grande terreiro que está na base do santuário. É como se a parte religiosa, a capela e a escadaria das Virtudes até ao templo ficasse apenas presente e a parte pagã tomasse conta do terreiro, onde se juntam comunidade e párocos num momento de partilha de emoções”, contou.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.