A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aprovou a inscrição da Romaria da Senhora da Peneda, do concelho de Arcos de Valdevez, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). A notícia foi avançada pela DGPC, num comunicado de imprensa.
A Romaria da Senhora da Peneda é uma festividade cíclica multissecular com origens prováveis no século XIII. A sua realização, entre 31 de agosto e 8 de setembro, tem por cenário o Santuário dedicado à Virgem Maria, sob a invocação da Senhora da Peneda, no lugar da Peneda, na freguesia da Gavieira, no concelho de Arcos de Valdevez.
A dimensão profana da celebração tem também presença e concentra muita população no Largo do Terreiro, junto do Escadório das Virtudes, especialmente a 6 de setembro, 2 onde largas centenas de pessoas participam nas danças, nos cantares ao desafio e interpretam músicas populares como viras, chulas ou canas verdes.
Com esta inscrição no INPCI, a DGPC “reconhece a importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”, lê-se
O pedido de registo da manifestação foi proposto pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.