A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aprovou a inscrição da Romaria da Senhora da Peneda, do concelho de Arcos de Valdevez, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). A notícia foi avançada pela DGPC, num comunicado de imprensa.
A Romaria da Senhora da Peneda é uma festividade cíclica multissecular com origens prováveis no século XIII. A sua realização, entre 31 de agosto e 8 de setembro, tem por cenário o Santuário dedicado à Virgem Maria, sob a invocação da Senhora da Peneda, no lugar da Peneda, na freguesia da Gavieira, no concelho de Arcos de Valdevez.
A dimensão profana da celebração tem também presença e concentra muita população no Largo do Terreiro, junto do Escadório das Virtudes, especialmente a 6 de setembro, 2 onde largas centenas de pessoas participam nas danças, nos cantares ao desafio e interpretam músicas populares como viras, chulas ou canas verdes.
Com esta inscrição no INPCI, a DGPC “reconhece a importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”, lê-se
O pedido de registo da manifestação foi proposto pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
O município de Viana do Castelo reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população sénior com a nova valência do projeto “Vencer a Idade com Saúde”: o “Caminhar em Família”.
O superintendente Raúl Jorge Caetano Curva vai assumir, a partir de quinta-feira, o cargo de comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Viana do Castelo, por um período de três anos, anunciou a PSP.
Mariana Marques, atleta do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional A feminina de futsal e estará em ação nos dois jogos frente à Finlândia, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Multiusos de Lamego.
A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.
Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.