Logo
Regional

Documentário do Politécnico de Viana do Castelo conquista conceituado prémio no Japão

11 Maio, 2025 | 16:30
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.

Realizado por Flávio Cruz, cineasta e docente do curso de licenciatura em Artes e Cinema Digital, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, o documentário “MUSAE – A história de um processo criativo em três atos” resulta de um projeto de investigação coordenado, escrito e produzido pelos investigadores Liliana Soares, Ermanno Aparo (ambos docentes dos cursos de licenciatura e mestrado em Design, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo e do Polo CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa) e Rita Almendra (CIAUD/Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O documentário foi desenvolvido durante a pandemia, tendo como objetivo explorar novas formas de ligação entre as indústrias criativas e culturais e o setor de produtos de iluminação. Através da colaboração com a empresa de Vila Nova de Famalicão, Furnor, o projeto uniu teatro, música e design num processo colaborativo que encontrou nas redes sociais um novo canal de comunicação cultural e promoção de produtos em tempo de crise.

A docente e investigadora do IPVC e do Polo CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, Liliana Soares, explica que o projeto “se apresentou como uma alternativa para o sector das artes performativas repensarem a produção cultural”, permitindo, em simultâneo, uma interação diferente entre “o palco do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, alunos da Escola Profissional de Música da cidade de Viana do Castelo, a empresa de iluminação Furnor, as produtoras de áudio e vídeo e a equipa do projeto”, dando origem a “um momento absolutamente único de criação colaborativa em tom experimental que abre novos modelos de sustentabilidade.”

Ermanno Aparo, igualmente docente e investigador do IPVC e do Polo CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, acrescenta e diz que “um dos grandes desafios” do MUSAE passou por “fortalecer a componente societal da Investigação em Design, publicando resultados e processos não apenas em comunicações científicas (o que já aconteceu em revistas e livros do âmbito), mas também de forma mais alargada a todo o público”, através das redes sociais, durante o período crítico da pandemia. “É um exemplo de como a investigação pode chegar à sociedade.”

O projeto de investigação, que se prolongou durante quase três anos, deu origem a um documentário disponível no YouTube – MUSAE: A história de um processo criativo em três atos, encontrando-se também publicado pela editora BytheBook.

Depois de ter sido galardoado, em 2023, com o prémio internacional Muse Design Award, na categoria de produtos de iluminação, e de ter sido semifinalista no Festival Internacional de Cinema de Palermo, em Itália, em 2024, o documentário é agora distinguido no Japão, reforçando o impacto internacional do projeto MUSAE e do trabalho desenvolvido pelos docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Junho, 2025

Operação “Verão Seguro 2025” da GNR na estrada até 15 de setembro

AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.

Nacional 15 Junho, 2025

Época balnear arrancou em 127 praias do Norte

A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.

Nacional 14 Junho, 2025

Festa dos 30 anos do Lidl que vai percorrer Portugal arranca em Viana do Castelo

Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.

Regional 14 Junho, 2025

Exército começa a patrulhar monte de Santa Luzia em Viana do Castelo

Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.

Regional 14 Junho, 2025

Ponte de Lima inaugura Estátua de D. Afonso Henriques

O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.

Regional 14 Junho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.

Regional 14 Junho, 2025

Polícia Marítima realiza ação de fiscalização em Caminha

Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.