O cantor brasileiro Roberto Carlos, com mais de 60 anos de carreira, vai dar três concertos em Portugal entre setembro e outubro.
O criador de “As Baleias” atua no dia 19 de setembro, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, e, em outubro, no dia 04 atua em Lisboa e, no dia 06, em Braga.
Em comunicado, a promotora Everything is New indicou que a informação sobre as salas vai ficar disponível esta quinta-feira, às 13:00. Os bilhetes vão ser postos à venda também nesse momento.
O cantor, de 83 anos, tem atuado com regularidade em Portugal, onde se estreou em 1966, numa época em que faziam sucesso as suas canções “O Calhambeque”, “Parei na Contramão e “Pega Ladrão”.
Os espetáculos em Portugal fazem parte da digressão europeia, quando o músico contabiliza com 70 álbuns e mais de 150 milhões de exemplares vendidos, segundo dados da promotora.
Natural do Estado brasileiro do Espírito Santo, foi no Rio de Janeiro que começou a fazer carreira em bandas como The Sputnicks e The Snakes, esta já ao lado de Erasmo Carlos (1941-2022), que se irá tornar o seu preferencial companheiro de composição.
Em 1959 gravou os primeiros ‘singles’ e o seu primeiro álbum, “Splish Splash”, saiu em 1961.
Na década de 1960, com Erasmo Carlos, apresentou o programa televisivo “Jovem Guarda”, que apresentava jovens talentos. O nome do programa deu título ao seu álbum de 1965.
No final da década 1960 aposta na expansão internacional da carreira, com apresentações regulares no cinema, e é quando se estreou em Portugal, tendo, pouco mais tarde, vencido, com Sérgio Endrigo, o festival italiano de San Remo, com “Canzonne per Te”.
Na década de 1970 apresentou o espetáculo “Roberto Carlos a 200km por hora” no Canecão, no Rio de Janeiro, onde esteve três meses em cartaz.
Na década seguinte, confirmado como grande vedeta da música brasileira, realizou grandes digressões pelo Brasil, cujo calendário incluiu, em 1986, quatro atuações no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que juntaram mais de 100.000 pessoas, tendo ainda atuado no Radio City Music Hall, em Nova Iorque.
Ao longo da carreira Roberto Carlos, além de português, gravou em espanhol e inglês, garantindo as plateias internacionais.
Para marcar os seus 50 anos de carreira em 2009, realizou uma digressão de 50 concertos no Brasil onde atuou para mais de 700.000 pessoas, tendo encerrado no Estádio do Maracanã.
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.