O piloto vianense, Renato Pita, tem novo projeto para 2025. Vai competir no Todo Terreno e regressar ao Nacional de ralis das Duas Rodas Motrizes (2RM), com um Rally4, e com nova navegadora, a madeirense Bárbara Ferreira.
Renato Pita tem uma nova parceria com a DISA Lusitânia, licenciatária da marca Shell em Portugal, que passa a apoiar o piloto vianense que assinala o 20.º aniversário da carreira, reforçando o compromisso da marca com os desportos motorizados, a inovação no setor da mobilidade e a segurança rodoviária.
Renato Pita, natural de Viana do Castelo, é uma referência de destaque do automobilismo nacional e internacional. Em duas décadas de competição, distinguiu-se pela consistência e pelos resultados obtidos, incluindo a vitória no Tour European Rally 2WD Trophy em 2017 e o vice-campeonato no Campeonato Nacional de Ralis 2RM. Para além das suas conquistas desportivas, Renato é reconhecido pela sua dedicação à responsabilidade social. Desde 2013, atua como Embaixador pela Ética no Desporto, promovendo valores como fair-play e respeito, e é mentor do projeto “Etapa Segura”, que sensibiliza os mais jovens para a segurança rodoviária.
O patrocínio da DISA Lusitânia marca uma nova fase na carreira de Renato Pita, que em 2025 fará a sua estreia no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Esta parceria reforça a ligação da marca Shell aos desportos motorizados.
“Apoiar o Renato Pita reforça o nosso compromisso com a segurança e a inovação no desporto automóvel. Estamos muito entusiasmados com esta parceria que celebra os 20 anos de carreira de um piloto de referência”, destaca Guilherme Marques, Membro da Comissão Executiva na DISA Lusitânia.
Já Renato Pita acrescenta: “É com grande satisfação que abraço esta parceria com a Shell, uma marca de prestígio no setor automóvel. Este apoio reconhece o trabalho desenvolvido ao longo da minha carreira e é um incentivo para enfrentar os próximos desafios”.
No próximo dia 15 de março, em Viana do Castelo, o público poderá conhecer o piloto e o seu novo carro, que estará em exposição em alguns postos Shell ao longo de 2025, como parte de uma campanha destinada a aproximar os clientes da marca das iniciativas desportivas.
Com uma carreira iniciada em 2005, Renato Pita competiu em mais de 100 provas nacionais e internacionais, acumulando 26 vitórias e 7 títulos. Em 2012, fundou a sua própria equipa e, em 2023, foi o primeiro atleta da Secção de Automobilismo do S.C. Vianense, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento do desporto em Portugal e na região.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.