O piloto vianense, Renato Pita, tem novo projeto para 2025. Vai competir no Todo Terreno e regressar ao Nacional de ralis das Duas Rodas Motrizes (2RM), com um Rally4, e com nova navegadora, a madeirense Bárbara Ferreira.
Renato Pita tem uma nova parceria com a DISA Lusitânia, licenciatária da marca Shell em Portugal, que passa a apoiar o piloto vianense que assinala o 20.º aniversário da carreira, reforçando o compromisso da marca com os desportos motorizados, a inovação no setor da mobilidade e a segurança rodoviária.
Renato Pita, natural de Viana do Castelo, é uma referência de destaque do automobilismo nacional e internacional. Em duas décadas de competição, distinguiu-se pela consistência e pelos resultados obtidos, incluindo a vitória no Tour European Rally 2WD Trophy em 2017 e o vice-campeonato no Campeonato Nacional de Ralis 2RM. Para além das suas conquistas desportivas, Renato é reconhecido pela sua dedicação à responsabilidade social. Desde 2013, atua como Embaixador pela Ética no Desporto, promovendo valores como fair-play e respeito, e é mentor do projeto “Etapa Segura”, que sensibiliza os mais jovens para a segurança rodoviária.
O patrocínio da DISA Lusitânia marca uma nova fase na carreira de Renato Pita, que em 2025 fará a sua estreia no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Esta parceria reforça a ligação da marca Shell aos desportos motorizados.
“Apoiar o Renato Pita reforça o nosso compromisso com a segurança e a inovação no desporto automóvel. Estamos muito entusiasmados com esta parceria que celebra os 20 anos de carreira de um piloto de referência”, destaca Guilherme Marques, Membro da Comissão Executiva na DISA Lusitânia.
Já Renato Pita acrescenta: “É com grande satisfação que abraço esta parceria com a Shell, uma marca de prestígio no setor automóvel. Este apoio reconhece o trabalho desenvolvido ao longo da minha carreira e é um incentivo para enfrentar os próximos desafios”.
No próximo dia 15 de março, em Viana do Castelo, o público poderá conhecer o piloto e o seu novo carro, que estará em exposição em alguns postos Shell ao longo de 2025, como parte de uma campanha destinada a aproximar os clientes da marca das iniciativas desportivas.
Com uma carreira iniciada em 2005, Renato Pita competiu em mais de 100 provas nacionais e internacionais, acumulando 26 vitórias e 7 títulos. Em 2012, fundou a sua própria equipa e, em 2023, foi o primeiro atleta da Secção de Automobilismo do S.C. Vianense, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento do desporto em Portugal e na região.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).