O piloto vianense, Renato Pita, tem novo projeto para 2025. Vai competir no Todo Terreno e regressar ao Nacional de ralis das Duas Rodas Motrizes (2RM), com um Rally4, e com nova navegadora, a madeirense Bárbara Ferreira.
Renato Pita tem uma nova parceria com a DISA Lusitânia, licenciatária da marca Shell em Portugal, que passa a apoiar o piloto vianense que assinala o 20.º aniversário da carreira, reforçando o compromisso da marca com os desportos motorizados, a inovação no setor da mobilidade e a segurança rodoviária.
Renato Pita, natural de Viana do Castelo, é uma referência de destaque do automobilismo nacional e internacional. Em duas décadas de competição, distinguiu-se pela consistência e pelos resultados obtidos, incluindo a vitória no Tour European Rally 2WD Trophy em 2017 e o vice-campeonato no Campeonato Nacional de Ralis 2RM. Para além das suas conquistas desportivas, Renato é reconhecido pela sua dedicação à responsabilidade social. Desde 2013, atua como Embaixador pela Ética no Desporto, promovendo valores como fair-play e respeito, e é mentor do projeto “Etapa Segura”, que sensibiliza os mais jovens para a segurança rodoviária.
O patrocínio da DISA Lusitânia marca uma nova fase na carreira de Renato Pita, que em 2025 fará a sua estreia no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Esta parceria reforça a ligação da marca Shell aos desportos motorizados.
“Apoiar o Renato Pita reforça o nosso compromisso com a segurança e a inovação no desporto automóvel. Estamos muito entusiasmados com esta parceria que celebra os 20 anos de carreira de um piloto de referência”, destaca Guilherme Marques, Membro da Comissão Executiva na DISA Lusitânia.
Já Renato Pita acrescenta: “É com grande satisfação que abraço esta parceria com a Shell, uma marca de prestígio no setor automóvel. Este apoio reconhece o trabalho desenvolvido ao longo da minha carreira e é um incentivo para enfrentar os próximos desafios”.
No próximo dia 15 de março, em Viana do Castelo, o público poderá conhecer o piloto e o seu novo carro, que estará em exposição em alguns postos Shell ao longo de 2025, como parte de uma campanha destinada a aproximar os clientes da marca das iniciativas desportivas.
Com uma carreira iniciada em 2005, Renato Pita competiu em mais de 100 provas nacionais e internacionais, acumulando 26 vitórias e 7 títulos. Em 2012, fundou a sua própria equipa e, em 2023, foi o primeiro atleta da Secção de Automobilismo do S.C. Vianense, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento do desporto em Portugal e na região.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.