O salão da Pousada de São Teotónio, na Fortaleza de Valença, lotou na apresentação pública do livro “Regionalização e Descentralização em Portugal: Reforma do Estado, Aprofundamento da Democracia e Desenvolvimento”.
Na sua intervenção, José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara de Valença, destacou que as câmaras municipais são sensíveis à regionalização. O Presidente da Câmara lembrou que, “neste dia em que o Executivo Municipal que lidero cumpre dois anos de exercício a gestão próxima das pessoas tem sido uma prioridade”. “No último ano transferimos 1 milhão de euros para as juntas de freguesia porque acreditamos no reforço das competências e meios da gestão de proximidade”.
No ato intervieram, ainda, o coordenador / editor da obra, o Professor José Cadima Ribeiro, o Professor José Mendes, da Fundação Mestre Casais e o Professor Leonardo Costa da Universidade Católica.

A obra, com introdução de José Cadima Ribeiro, conta com 14 ensaios escritos por prestigiados académicos de várias universidades portuguesas que têm estudado a matéria, nomeadamente Ana Bela Santos Bravo, Andreia Barbosa, António Cândido de Oliveira, António Covas, Conceição Rego, Jaime de Pablo Valenciano, Joaquim Freitas da Rocha, José F. G. Mendes, José Reis, José Pires Manso, Leonardo Costa, Paulo Araújo, Paulo Reis Mourão e Tomaz Ponce Dentinho.
Este livro é uma reflexão essencial sobre a regionalização em Portugal, considerando o contexto atual e as implicações da descentralização de poder.
A obra é uma edição da Fundação Mestre Casais e insere-se dentro da coleção de ensaios para a sustentabilidade.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.