Este sábado, dia 14 de setembro, A REFOOD Cerveira promove o primeiro Sunset contra o desperdício alimentar sob o mote “ajuda sobre rodas” que visa angariação de fundos para a aquisição de uma carrinha para recolha de alimentos. Os DJs Markend, Francisco Peixoto, Pedro Pagodes e Diego Morales estão confirmados para animar o final de tarde de sábado.
O Tanto Faz Bar, Vila Meã – Vila Nova de Cerveira, vai ser o palco deste primeiro Sunset solidário contra o desperdício alimentar, a partir das 18h00.
Para além dos DJ´s este evento conta também com a presença de marcas como a Trukka – Cerveja Artesanal, Gin Monsão e ainda a Poncha Refill da Madeira.
O evento é organizado pela Refood Cerveira, um dos 65 núcleos do movimento nacional Refood.
Este movimento Refood é 100% voluntário e tem como missão recolher comida excedente em bom estado e distribuí-la por quem mais precisa, aliando a necessidade e o excesso. São mais de 1500 quilos de alimentos recolhidos e que por sua vez alimentam cerca de 160 famílias por semana, apesar de em Vila Nova de Cerveira ainda não existir resposta para todos os pedidos que são realizados.
Com este evento esta associação pretende angariar dinheiro para que possam comprar uma carrinha para a recolha dos bens alimentares e assim duplicar o resgate dos alimentos, aumentar em pelo menos 33% as famílias ajudadas e conseguir chegar às pessoas que vivem em zonas mais isoladas e de difícil acesso.
O valor de doação para a pulseira é de 8,00 euros até dia 13 de setembro e no próprio dia, sábado, será de 10,00€.
O valor angariado será totalmente revertido para esta instituição de cariz solidário.

Locais para adquirir a pulseira:
• Vila Nova de Cerveira
Restaurante Dom Júlio
Tanto Faz Bar
Refood Cerveira
BiDi Atelier Design
• Valença
Papelaria Santa Teresinha
Lés a Lés Viagens
• Caminha / Vila Praia de Âncora
Cesta D’Avó
Quinta Quinhas
Casa Almeida
• Monção
Prodisi
•Paredes de Coura
Papelaria Gomes
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.