Este sábado, dia 14 de setembro, A REFOOD Cerveira promove o primeiro Sunset contra o desperdício alimentar sob o mote “ajuda sobre rodas” que visa angariação de fundos para a aquisição de uma carrinha para recolha de alimentos. Os DJs Markend, Francisco Peixoto, Pedro Pagodes e Diego Morales estão confirmados para animar o final de tarde de sábado.
O Tanto Faz Bar, Vila Meã – Vila Nova de Cerveira, vai ser o palco deste primeiro Sunset solidário contra o desperdício alimentar, a partir das 18h00.
Para além dos DJ´s este evento conta também com a presença de marcas como a Trukka – Cerveja Artesanal, Gin Monsão e ainda a Poncha Refill da Madeira.
O evento é organizado pela Refood Cerveira, um dos 65 núcleos do movimento nacional Refood.
Este movimento Refood é 100% voluntário e tem como missão recolher comida excedente em bom estado e distribuí-la por quem mais precisa, aliando a necessidade e o excesso. São mais de 1500 quilos de alimentos recolhidos e que por sua vez alimentam cerca de 160 famílias por semana, apesar de em Vila Nova de Cerveira ainda não existir resposta para todos os pedidos que são realizados.
Com este evento esta associação pretende angariar dinheiro para que possam comprar uma carrinha para a recolha dos bens alimentares e assim duplicar o resgate dos alimentos, aumentar em pelo menos 33% as famílias ajudadas e conseguir chegar às pessoas que vivem em zonas mais isoladas e de difícil acesso.
O valor de doação para a pulseira é de 8,00 euros até dia 13 de setembro e no próprio dia, sábado, será de 10,00€.
O valor angariado será totalmente revertido para esta instituição de cariz solidário.

Locais para adquirir a pulseira:
• Vila Nova de Cerveira
Restaurante Dom Júlio
Tanto Faz Bar
Refood Cerveira
BiDi Atelier Design
• Valença
Papelaria Santa Teresinha
Lés a Lés Viagens
• Caminha / Vila Praia de Âncora
Cesta D’Avó
Quinta Quinhas
Casa Almeida
• Monção
Prodisi
•Paredes de Coura
Papelaria Gomes
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.