Este sábado, dia 14 de setembro, A REFOOD Cerveira promove o primeiro Sunset contra o desperdício alimentar sob o mote “ajuda sobre rodas” que visa angariação de fundos para a aquisição de uma carrinha para recolha de alimentos. Os DJs Markend, Francisco Peixoto, Pedro Pagodes e Diego Morales estão confirmados para animar o final de tarde de sábado.
O Tanto Faz Bar, Vila Meã – Vila Nova de Cerveira, vai ser o palco deste primeiro Sunset solidário contra o desperdício alimentar, a partir das 18h00.
Para além dos DJ´s este evento conta também com a presença de marcas como a Trukka – Cerveja Artesanal, Gin Monsão e ainda a Poncha Refill da Madeira.
O evento é organizado pela Refood Cerveira, um dos 65 núcleos do movimento nacional Refood.
Este movimento Refood é 100% voluntário e tem como missão recolher comida excedente em bom estado e distribuí-la por quem mais precisa, aliando a necessidade e o excesso. São mais de 1500 quilos de alimentos recolhidos e que por sua vez alimentam cerca de 160 famílias por semana, apesar de em Vila Nova de Cerveira ainda não existir resposta para todos os pedidos que são realizados.
Com este evento esta associação pretende angariar dinheiro para que possam comprar uma carrinha para a recolha dos bens alimentares e assim duplicar o resgate dos alimentos, aumentar em pelo menos 33% as famílias ajudadas e conseguir chegar às pessoas que vivem em zonas mais isoladas e de difícil acesso.
O valor de doação para a pulseira é de 8,00 euros até dia 13 de setembro e no próprio dia, sábado, será de 10,00€.
O valor angariado será totalmente revertido para esta instituição de cariz solidário.

Locais para adquirir a pulseira:
• Vila Nova de Cerveira
Restaurante Dom Júlio
Tanto Faz Bar
Refood Cerveira
BiDi Atelier Design
• Valença
Papelaria Santa Teresinha
Lés a Lés Viagens
• Caminha / Vila Praia de Âncora
Cesta D’Avó
Quinta Quinhas
Casa Almeida
• Monção
Prodisi
•Paredes de Coura
Papelaria Gomes
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.