A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em funcionamento 17 equipamentos no âmbito do projeto do projeto “+ Vida - Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa”, que, nesta fase inicial, pretende instalar em infraestruturas desportivas do concelho.
Neste momento, são já cerca de 200 os funcionários municipais e de clubes desportivos que concluíram a formação para utilização dos primeiros dez DAE’s licenciados pelo INEM e instalados no concelho vianense, no Centro Cultural de Viana do Castelo, Estádio Municipal Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico e Piscina Municipal Frederico Pinheiro.
Até final do mês de março, entram em funcionamento mais sete equipamentos, no Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão da EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão da Escola Secundária e Monserrate e Pavilhão da Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira. Em breve, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com cabines de rua, a serem instaladas no centro histórico.
Neste momento, o município iniciou já o processo de licenciamento de outros dois DAE’s para o Pavilhão da Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo do Neiva e Pavilhão da Escola Secundária de Santa Maria Maior, que deverão estar instalados até finais de abril. Em junho, deverão estar licenciados os três equipamentos para o Centro de Remo, Centro de Canoagem e Centro de Vela, elevando assim o número de DAE’s disponíveis para 22.
O projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” tem como principal objetivo aumentar a cadeia de sobrevivência, proporcionando à população meios que promovam a desfibrilhação em tempo útil, através da instalação de 22 DAE’s e da formação de operadores de DAE.
Os DAE’s disponíveis nos espaços municipais estão licenciados pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e integram o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. Em situações de paragem cardiorrespiratória, estes equipamentos serão utilizados pelos operadores de DAE deste programa municipal vianense.
A doença cardiovascular assume uma liderança destacada na morbilidade e mortalidade das populações do mundo ocidental. Em metade dos casos de paragem cardiorrespiratória, as vítimas não chegam com vida aos hospitais. A experiência internacional demonstra que a utilização de DAE’s por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas, pelo que um DAE pode salvar vidas.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.