A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em funcionamento 17 equipamentos no âmbito do projeto do projeto “+ Vida - Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa”, que, nesta fase inicial, pretende instalar em infraestruturas desportivas do concelho.
Neste momento, são já cerca de 200 os funcionários municipais e de clubes desportivos que concluíram a formação para utilização dos primeiros dez DAE’s licenciados pelo INEM e instalados no concelho vianense, no Centro Cultural de Viana do Castelo, Estádio Municipal Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico e Piscina Municipal Frederico Pinheiro.
Até final do mês de março, entram em funcionamento mais sete equipamentos, no Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão da EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão da Escola Secundária e Monserrate e Pavilhão da Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira. Em breve, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com cabines de rua, a serem instaladas no centro histórico.
Neste momento, o município iniciou já o processo de licenciamento de outros dois DAE’s para o Pavilhão da Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo do Neiva e Pavilhão da Escola Secundária de Santa Maria Maior, que deverão estar instalados até finais de abril. Em junho, deverão estar licenciados os três equipamentos para o Centro de Remo, Centro de Canoagem e Centro de Vela, elevando assim o número de DAE’s disponíveis para 22.
O projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” tem como principal objetivo aumentar a cadeia de sobrevivência, proporcionando à população meios que promovam a desfibrilhação em tempo útil, através da instalação de 22 DAE’s e da formação de operadores de DAE.
Os DAE’s disponíveis nos espaços municipais estão licenciados pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e integram o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. Em situações de paragem cardiorrespiratória, estes equipamentos serão utilizados pelos operadores de DAE deste programa municipal vianense.
A doença cardiovascular assume uma liderança destacada na morbilidade e mortalidade das populações do mundo ocidental. Em metade dos casos de paragem cardiorrespiratória, as vítimas não chegam com vida aos hospitais. A experiência internacional demonstra que a utilização de DAE’s por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas, pelo que um DAE pode salvar vidas.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.