Logo
Cultura

Rede cultural das Comédias do Minho é “farol” para o resto do país

16 Fevereiro, 2024 | 15:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Continuidade e consolidação são alguns dos objetivos da nova diretora-geral e artística das Comédias do Minho, para quem a rede cultural entre cinco municípios, com 20 anos, é um “farol do que podia acontecer no resto do país”.

“Não só é possível unir cinco municípios [Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo] em torno de um projeto, como se fazem coisas incríveis. É um projeto único em Portugal e um farol do que podia acontecer no resto do país – para trabalhar em territórios aparentemente difíceis, com dificuldades associadas”, disse, em entrevista à Lusa, Fátima Alçada, a nova responsável do projeto, que assumiu funções na quinta-feira.

Em 2024, as Comédias do Minho assinalam 20 anos de existência e é “muito bonito” celebrá-los quando se assinalam “50 anos de liberdade [após o 25 de Abril de 1974]”, diz Fátima Alçada, sublinhando o privilégio de “herdar este legado iniciado por Isabel Alves Costa e dar-lhe continuidade”.

O “segredo” para a longevidade do projeto é, diz, “o compromisso” dos cinco municípios fundadores, que “vai muito além do interesse municipal de cada um”, juntando os cinco “para lá de mandatos políticos”.

Fátima Alçada avalia como “muito interessante” que o projeto abraçasse outros municípios, notando que “a possibilidade de abrir” a ideia a outros concelhos “está sempre em aberto”.

Seria também “interessante” que o projeto “contagiasse os municípios a olharem para este exemplo”, defendeu, reconhecendo o “trabalho hercúleo” que já é para a equipa “percorrer todas as aldeias e vilas” do território ocupado pelos cinco concelhos.

Para a responsável, os planos para o futuro da companhia são “continuidade, consolidar e crescer” porque “na cultura, o trabalho parece que nunca está feito, [está-se] sempre a trabalhar para manter, como acontece com a liberdade, que não se pode dar por adquirida”.

A programação de 2024 está concluída, foi feita pela anterior direção e “será divulgada em breve”, e a de 2025 vai começar a ser trabalhada, “de forma muito coletiva e em equipa”.

“Pretendemos continuar o legado e tentar cumprir a missão das Comédias, que se mantém atual, com os projetos pedagógicos e comunitários”, afirmou.

Por outro lado, o objetivo é “solidificar o trabalho e permitir que as Comédias saiam do Alto Minho e até do país”, referiu.

Fátima Alçada sucede a Magda Henriques na direção do projeto, no ano em que a Associação para a Promoção de Atividades Culturais no Vale do Minho – Comédias do Minho completa 20 anos de atividade.

Fátima Alçada completou a pós-graduação em Gestão Cultural das Cidades, no ISCTE, e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade de Coimbra. Foi diretora artística d’A Oficina, em Guimarães, e do Centro de Arte de Ovar.

Coordenou e programou múltiplos festivais, como o FESTA – Festival Internacional de Artes na Rua – e os Concertos Incomuns, em Ovar, ou o Festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira.

Para além disso, “empenhou-se em desenvolver a relação entre a Arte e a Educação, tendo criado o Serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, do qual foi também diretora artística, o Serviço Educativo do Cineteatro de Estarreja e tendo coordenado a programação da Escola de Artes e Ofícios de Ovar”, descreve a Comédias do Minho.

A direção artística das Comédias do Minho foi antes ocupada por Magda Henriques, João Pedro Vaz e Isabel Alves Costa (1946-2009), que concebeu a atual estrutura do projeto.

As Comédias do Minho englobam, desde 2007, três eixos de ação: uma companhia de teatro profissional, de cariz itinerante, que leva as suas criações às aldeias e vilas do território; um projeto pedagógico, com produção/programação independentes no âmbito das artes performativas e da formação artística; e um projeto comunitário que envolve a população em projetos de arte participativa e comunitária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.

Cultura 13 Dezembro, 2025

João Baião apresenta “Baião d’Oxigénio” em Viana do Castelo

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.

Regional 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Feirão do Mel anima a Praça da República este sábado

A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.