O Estudo de Reconfiguração do Layout do Portinho de Vila Praia de Âncora (V.P.A) está finalizado e pronto para avançar para as fases seguintes. O projeto passa pela criação de um anteporto (solução A), conforme preconizam os especialistas do Instituto Superior Técnico.
“Agora, e de imediato, será concluída a construção da maqueta e realizada a candidatura a financiamento para EIA (MAR 2020). A previsão é de que até ao fim de 2024 possa estar concluído todo o processo burocrático e concretizada a solução, no terreno, nos dois anos seguintes, na melhor hipótese, o que passará por um investimento nunca inferior aos 15 milhões de euros”, realçou o Município de Caminha, numa nota.
Conforme o compromisso assumido há pouco mais de um mês, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, regressou hoje a Vila Praia de Âncora e a garantia é de que “este é um projeto prioritário e assim transitará para um novo Governo, seja ele qual for”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, referiu que “longo tem sido o percurso que temos vindo a fazer no que concerne à requalificação do porto de mar de Vila Praia de Âncora, com décadas de existência e sem resultados. Diversos governos passaram, com promessas e expetativas”, trajetória agora alterada no bom sentido.
Rui Lages enalteceu também o trabalho da Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora, referindo que, com resiliência, nunca baixou os braços e acreditou numa solução que promovesse a segurança dos pescadores e da náutica e que pudesse, ao mesmo tempo, potenciar “este nosso porto de mar, com situação geográfica privilegiada e única”.
“Queremos entrar no mapa comercial de transação de pescado, promover a pesca, dinamizar a economia, dar condições de trabalho digno a quem tanto já sofreu com este porto de mar que agora temos. (…) Bem sabemos que o trabalho não acaba aqui. Esta é mais uma etapa concluída com sucesso”, frisou o autarca de Caminha.
Recorde-se que o Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora foi apresentado no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora no passado dia 6 de julho, com a participação do Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão, e também da Secretária de Estado das Pescas. De então para cá foram recolhidos os contributos necessários ao aperfeiçoamento da solução e o professor Tiago Teixeira, do IST, apresentou hoje a versão final da solução escolhida, a solução A.
![]()
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.