O Rali de Portugal de 2025 realiza-se entre 15 e 18 de maio e será a quinta etapa do Mundial de ralis (WRC), o mais extenso desde 2008, com 14 provas, anunciou a Federação Internacional do Automóvel (FIA).
O Mundial do próximo ano arranca da forma habitual, com o Rali de Monte Carlo, entre 23 e 26 de janeiro, e termina 10 meses mais tarde (de 27 a 30 de novembro), na Arábia Saudita, uma das três provas estreantes, em conjunto com Ilhas Canárias (Espanha) e Paraguai.
O Mundial de 2025 percorre quatro continentes (Europa, África, América do Sul e Ásia), em pisos de terra, como vai acontecer no Norte e Centro de Portugal, que abre uma série de sete provas seguidas nesta superfície, asfalto e neve.
A prova portuguesa também já tem o lugar assegurado no calendário de 2026, na sequência do acordo assinado com o promotor do campeonato durante a edição deste ano.
Após o arranque nas ruas do Mónaco, o Mundial de 2025 parte rumo à única prova em piso de neve, na Suécia, antes de levar os pilotos até ao Quénia, numa visita singular ao continente africano, e de regressar à Europa, até às Ilhas Canárias, cuja prova antecede a portuguesa.
A etapa lusa marca o início de uma longa série de sete provas em piso de terra, que encerra na América do Sul (Paraguai e Chile) e antecede uma muito mais curta em asfalto, com apenas dois ralis, no centro da Europa e no Japão, antes de encerrar no deserto saudita.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.