Vinte e três (23) igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite de Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho.
As 23 igrejas integram as celebrações da Semana Santa, sendo que o número de templos de portas abertas poderá ser superior se também participarem as igrejas e capelas privadas ou do domínio municipal.
É o caso das capelas do Museu de Artes Decorativas, das Malheiras (Séc. XVIII) e do Navio-Hospital Gil Eannes.
O Santuário de Santa Luzia, as Almas a igreja de São Francisco, da Ordem Terceira, e a Igreja da Caridade, que não abriram no ano passado, vão voltar a abrir as suas portas.
A grande novidade do dia será a igreja de São Bento que reabre para a tradicional visita às igrejas, mais de 15 anos depois de ter deixado de fazer parte do roteiro por falta de condições de segurança.
O roteiro integra um total de 23 templos, entre os quais a Sé Catedral e a Capela das Almas, que foi a primeira Matriz de Viana do Castelo.
Abrem ainda as igrejas do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, de Nossa Senhora de Monserrate, em São Domingos, da Misericórdia, do Carmo, de Nossa Senhora de Fátima e da Sagrada Família.
Os fiéis podem ainda visitar as capelas de Nossa Senhora do Resgate, na Rua da Bandeira, da Casa da Carreira, no edifício da Câmara Municipal, de Santa Rita, na Rua de Santiago, do Carmelo de Santa Teresinha, do seminário de Viana do Castelo, a de Nossa Senhora das Candeias, a de Santa Catarina, a de Nossa Senhora da Conceição, a do hospital de Santa Luzia e a capela de São Roque.
As visitas começam a partir das 20:00, após a missa da Ceia do Senhor, e terminam às 24:00.
Manda a tradição que a visita, que mobiliza milhares de pessoas, seja em número ímpar de templos, todos engalanados de flores, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.
Ainda antes da visita às igrejas e capelas, a Sé Catedral acolhe a Missa Crismal, pelas 10h00. Às 19h00, aquele espaço religioso é palco da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento.
Para Sexta-feira Santa, está marcada a celebração da Paixão do Senhor e a Via-Sacra na cidade, com início às 21h00 no santuário de Nossa Senhora d’Agonia, passando pela Praça General Barbosa, Largo de S. Domingos, Rua de Altamira, Rua Alves Cerqueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Praça da República, Rua Sacadura Cabral, Largo Instituto Histórico do Minho terminando na Sé Catedral.
No sábado decorre uma vigília pascal (22h00), estando marcada para domingo a tradicional visita pascal.
A seleção portuguesa de futebol cedeu esta terça-feira os primeiros pontos no Grupo A1 da Liga das Nações, ao empatar 0-0 na visita à Escócia, na quarta jornada, falhando a qualificação imediata para os quartos de final.
As comemorações do 105.º aniversário da Polícia Marítima realizam-se em Viana do Castelo, entre os dias 18 e 27 de outubro de 2024.
Decorreu na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, o encontro final do "Semillero Olas Pro Tour 2024", com organização do Surf Clube de Viana.
A segunda edição de 2 Léguas de Contrasta vai colocar Valença e Tui a correr no domingo, 20 de outubro.
Em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Câmara Municipal de Ponte da Barca organiza uma caminhada solidária no dia 20 de outubro, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
O extremo vianense, Pedro Neto, vai falhar hoje o duelo de Portugal com a Escócia, em Glasgow, para a Liga das Nações de futebol, assim como Samuel Costa e Tomás Araújo, todos por opção do selecionador nacional, Roberto Martínez.
O presidente do grupo Vila Galé disse que já contestou o embargo parcial aplicado, quinta-feira, pela Câmara de Ponte de Lima à intervenção no castelo de Curutêlo, integrado num projeto de enoturismo.