Cerca de 40 alunos, do 5º ano, do Colégio do Minho, de Viana do Castelo, tiveram, esta manhã, a oportunidade de ter uma “aula a bordo” do Gil Eannes com o tema “Memórias da pesca do bacalhau”. A sessão, organizada pelo Centro de Mar, contou com a presença da equipa do Museu Marítimo de Ílhavo que explicou a importância da pesca do bacalhau aos mais pequenos.
Ana Subtil, técnica superior de educação do Centro de Mar, explicou que a escolha do tema se deveu à relação “íntima” que Viana tem com a pesca do bacalhau. “Ao mesmo tempo, foi também uma forma de levarmos este legado até aos mais novos… Infelizmente, já pouco sabem sobre este assunto”, exprimiu. “Quem sabe se daqui não saem futuros historiadores ou até estudiosos do bacalhau…”, gracejou.

As Aulas a Bordo realizam-se todos os meses, no Centro de Mar e são de participação gratuita. Com início em 2014, o projeto tem como público preferencial as escolas do concelho de Viana do Castelo, convidando diferentes entidades e pessoas ligadas ao tema do mar.
A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.
A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.