Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 8 de abril.
Esta é uma manifestação de caráter popular que a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) vem recriando há já algumas décadas, dando seguimento à tradição e vontade da já falecida “Maria do Gago” que, por sua iniciativa, durante muitos anos se propunha a realizar a Queima do Judas.
O Juiz e o seu Escrivão, imprimem o respeito e a solenidade ao ato, enquanto as Carpideiras no seu caraterístico pranto face à indiferença do Judas, tentam manter o seu ritual.
O Judas, sente-se o rei da festa. A Varina de vassoura na mão, tenta pôr ordem na catraiada. Meio-dia dado e como manda a tradição, o testamento, pela voz do Juiz, será lido nas quadras pitorescas e populares, com a picardia oportuna da situação e assim se cumprirá a sentença.
Ao meio-dia, como dita a tradição, o testamento será lido nas quadras pitorescas e populares, com a picardia habitual, para logo se cumprir a sentença.
A Queima do Judas está agendada para as 12h00, na terceira árvore do caminho de acesso ao forte de Santiago da Barra.

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.