Logo
Regional

Quatro praças e largos de Viana do Castelo enchem-se de flores para o arranque da Viana Florida

21 Abril, 2023 | 18:40
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Entre os dias 28 de abril e 28 de maio, a iniciativa Viana Florida vai destacar “As plantas na saúde e bem-estar”. A importância e o encanto das flores merecem o devido reconhecimento nesta IX edição onde as plantas aromáticas e medicinais e as plantas comestíveis serão alvo de destaque, através de exposições e diversas atividades que irão abordar estes temas e estimular os sentidos.

Assim, no dia 28 de abril, inaugura no Jardim Público a exposição “A Comida Esquecida – Plantas Espontâneas do Estuário do Rio Lima”, que estará patente ao longo de um mês, até 28 de maio.

No mesmo dia, o Jardim Público acolhe, a partir das 17h00, o início dos trabalhos de ornamentação do arco florido de Vila Mou. Pela mesma hora, arrancam igualmente os trabalhos de confeção de arranjos florais de média dimensão em quatro praças: Praça da República, Praça da Liberdade, Largo de São Domingos e Largo da Estação. Às 19h00 desta sexta-feira, será também iniciada a confeção de tapete de sal pelas gentes da Ribeira no Jardim Público da cidade.

No sábado, 29 de abril, entre as 9h00 e as 22h00, o Jardim Público recebe a Feira de Flores e Jardinagem, que vai integrar o feirão promovido pelo Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.

Nesse dia, o jardim recebe também o Encontro das Festas Floridas, que destacará as festividades de Vila Franca, Alvarães e Vila Mou. A Comissão de Festas e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca trazem os seus cestos floridos, promovendo as Festas das Rosas que decorrem de 12 a 14 de maio.

A Festa de Santa Cruz de Alvarães, que decorre de 19 a 21 de maio, vem à cidade apresentar os tradicionais e conhecidos Andores Floridos, numa iniciativa da Comissão de Festas e do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães.

Já as Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou, que decorrem de 25 a 29 de maio, trazem à cidade o seu Arco Florido, uma tradição única no concelho, organizada pela Comissão de Festas. Pelas 10h00, será ornamentado o Arco Florido de Vila Mou. Nessa tarde, entre as 12h00 e as 15h00, será garantida animação de rua e, das 16h00 às 18h00, serão promovidos ateliês de artes florais para crianças. A meio da tarde, pelas 17h00, haverá o levantamento do Arco Florido de Vila Mou.

Para encerrar o dia, entre as 19h00 e as 19h45 haverá prova comentada de vinhos da casta Loureiro pela enóloga Rita Araújo.

No domingo, 30 de abril, o Jardim Público acolhe, das 9h00 às 19h00, o segundo dia de Feira de Flores e Jardinagem, desta vez pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e pelo Grupo Folclórico das Terras de Geraz do Lima. Entre as 12h00 e as 15h00, regressa animação de rua e, a partir das 14h30, haverá animação musical de rua com a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha. Das 16h00 às 18h00, os ateliês de artes florais para crianças encerram a programação do dia.

O programa inclui ainda, a partir de 1 de maio, exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios. A tradição das maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho deverá adornar a Praça da República e as ruas do centro histórico.

A Praça da República acolhe nos dias 6, 13 e 20 de maio, feirões, com petiscos tradicionais, trajes, danças e cantares. Já a 7 de maio, o Dia da Mãe deverá ser assinalado nas floristas do concelho.

Neste âmbito da Viana Florida, está ainda integrada a Festa das Rosas em Vila Franca, de 12 a 14 de maio, as Festas de Santa Cruz em Alvarães, de 19 a 21 de maio, e a Romaria da Nossa Senhora da Encarnação em Vila Mou, de 25 a 29 de maio.

Nos dias 27 e 28 de maio, a Praça da República volta a receber concertos de entrada gratuita no Festival Wine &Blues.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.