No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O estudo, baseado numa amostra representativa de 801 indivíduos com 18 ou mais anos, residentes em Portugal Continental, procurou avaliar o nível de conhecimento da população sobre saúde cardiovascular e os principais fatores de risco associados.
De acordo com os resultados, no que diz respeito ao conhecimento dos portugueses sobre a “Hipertensão Arterial”, 48% dos inquiridos afirmam ter sido diagnosticados com hipertensão arterial. Destes, 70% estão a fazer medicação e 69% dizem ter alterado os seus hábitos alimentares. No entanto, apenas 53% referem ter alterado a sua rotina de atividade diária, mantendo 47% o mesmo nível de sedentarismo após o diagnóstico.
Relativamente ao tema “Colesterol”, 35% dos portugueses indicam que o médico detetou valores elevados. Entre estes, 51% iniciaram medicação e, quase todos, afirmam cumprir com o tratamento prescrito. Embora a maioria (68%) assuma ter feito alterações alimentares, 47% não mudaram a sua rotina de atividade física.
O inquérito revela ainda que 29% dos portugueses admite ter excesso de peso (23%) ou obesidade (6%). A maioria (84%) afirma não ser diabética nem apresentar valores elevados de açúcar no sangue. Quanto ao consumo de tabaco, 19% identificam-se como fumadores e 29% como ex-fumadores.
Apesar de 76% dos portugueses reconhecerem que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, os dados indicam uma adesão ainda insuficiente a comportamentos preventivos e a mudanças no estilo de vida.
A FPC reforça que tanto a hipertensão arterial como o colesterol elevado são fatores de risco significativos para as doenças cardiovasculares, e reitera o seu compromisso em promover a educação em saúde, a prevenção ativa e a adoção de estilos de vida mais saudáveis por parte da população.
A apresentação oficial dos resultados terá lugar no próximo dia 06 de maio, às 11h00, na Câmara Municipal de Lisboa, numa sessão solene que assinala o arranque das comemorações do “Mês do Coração”. A iniciativa incluirá também a apresentação da nova campanha da FPC e do programa de atividades previstas para o mês, reafirmando o compromisso da instituição, de utilidade pública, com a promoção da saúde cardiovascular em Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.