No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O estudo, baseado numa amostra representativa de 801 indivíduos com 18 ou mais anos, residentes em Portugal Continental, procurou avaliar o nível de conhecimento da população sobre saúde cardiovascular e os principais fatores de risco associados.
De acordo com os resultados, no que diz respeito ao conhecimento dos portugueses sobre a “Hipertensão Arterial”, 48% dos inquiridos afirmam ter sido diagnosticados com hipertensão arterial. Destes, 70% estão a fazer medicação e 69% dizem ter alterado os seus hábitos alimentares. No entanto, apenas 53% referem ter alterado a sua rotina de atividade diária, mantendo 47% o mesmo nível de sedentarismo após o diagnóstico.
Relativamente ao tema “Colesterol”, 35% dos portugueses indicam que o médico detetou valores elevados. Entre estes, 51% iniciaram medicação e, quase todos, afirmam cumprir com o tratamento prescrito. Embora a maioria (68%) assuma ter feito alterações alimentares, 47% não mudaram a sua rotina de atividade física.
O inquérito revela ainda que 29% dos portugueses admite ter excesso de peso (23%) ou obesidade (6%). A maioria (84%) afirma não ser diabética nem apresentar valores elevados de açúcar no sangue. Quanto ao consumo de tabaco, 19% identificam-se como fumadores e 29% como ex-fumadores.
Apesar de 76% dos portugueses reconhecerem que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, os dados indicam uma adesão ainda insuficiente a comportamentos preventivos e a mudanças no estilo de vida.
A FPC reforça que tanto a hipertensão arterial como o colesterol elevado são fatores de risco significativos para as doenças cardiovasculares, e reitera o seu compromisso em promover a educação em saúde, a prevenção ativa e a adoção de estilos de vida mais saudáveis por parte da população.
A apresentação oficial dos resultados terá lugar no próximo dia 06 de maio, às 11h00, na Câmara Municipal de Lisboa, numa sessão solene que assinala o arranque das comemorações do “Mês do Coração”. A iniciativa incluirá também a apresentação da nova campanha da FPC e do programa de atividades previstas para o mês, reafirmando o compromisso da instituição, de utilidade pública, com a promoção da saúde cardiovascular em Portugal.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).