O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, está a assinalar os 148 anos de existência.
Na cerimónia comemorativa da efeméride, que contou com a presença do Diretor Nacional da PSP, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que a instituição tem sido “um pilar fundamental na garantia da segurança da cidade, do concelho e dos vianenses”, destacando a “dedicação contínua” dos seus profissionais.
“A PSP é uma instituição secular, mas que tem tido capacidade de se adaptar às exigências e às novas atribuições, sempre com distinção, contribuindo para segurança das pessoas e instituições”, indicou.
Luís Nobre realçou a importância do projeto do Banco Oficial de Provas de Armas de Fogo e suas Munições da PSP, instalado em S. Romão de Neiva, considerando que o mesmo é um projeto “de afirmação e modernização da nossa cidade e do nosso concelho”.
O Superintendente Luís Miguel Ribeiro Carrilho, Diretor Nacional da PSP, considerou que “os polícias são a espinha dorsal da PSP” e destacou o “trabalho assinalável” que é feito pelo comando distrital vianense. Realçou “o esforço, o rigor, a dedicação e a abnegação” dos polícias em prol da população, da paz e da segurança da pátria.

Já o superintendente Rui Conde, comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, frisou “a estreita ligação, cooperação e parceria permanente” entre a PSP e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmando que, desta cooperação, “resultará uma Viana melhor e mais atrativa”, recordando que, na passada terça-feira, a autarquia entregou ao Comando Distrital da PSP duas bicicletas elétricas para reforço do patrulhamento do centro histórico da cidade.
Esta sexta-feira, dia 19 de julho, na Praça da Liberdade, entre as 09H00 e as 20H00, continua a decorrer uma exposição estática de meios e valências operacionais da Polícia de Segurança Pública.
De lembrar que o Corpo de Polícia Civil de Viana do Castelo foi criado em sessão de 18 de julho de 1876 da Junta Distrital. Este Comando tem à sua responsabilidade a proteção de cerca de 239 635 cidadãos, numa área de 40,7 Km2, garantida pelos Polícias que compõem o efetivo das 2 Esquadras de competência genérica, localizadas em Viana do Castelo e Ponte de Lima, e das Esquadras de Investigação Criminal, de Intervenção e Fiscalização Policial e de Trânsito, com sede na capital de distrito.

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.