O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, está a assinalar os 148 anos de existência.
Na cerimónia comemorativa da efeméride, que contou com a presença do Diretor Nacional da PSP, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que a instituição tem sido “um pilar fundamental na garantia da segurança da cidade, do concelho e dos vianenses”, destacando a “dedicação contínua” dos seus profissionais.
“A PSP é uma instituição secular, mas que tem tido capacidade de se adaptar às exigências e às novas atribuições, sempre com distinção, contribuindo para segurança das pessoas e instituições”, indicou.
Luís Nobre realçou a importância do projeto do Banco Oficial de Provas de Armas de Fogo e suas Munições da PSP, instalado em S. Romão de Neiva, considerando que o mesmo é um projeto “de afirmação e modernização da nossa cidade e do nosso concelho”.
O Superintendente Luís Miguel Ribeiro Carrilho, Diretor Nacional da PSP, considerou que “os polícias são a espinha dorsal da PSP” e destacou o “trabalho assinalável” que é feito pelo comando distrital vianense. Realçou “o esforço, o rigor, a dedicação e a abnegação” dos polícias em prol da população, da paz e da segurança da pátria.

Já o superintendente Rui Conde, comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, frisou “a estreita ligação, cooperação e parceria permanente” entre a PSP e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmando que, desta cooperação, “resultará uma Viana melhor e mais atrativa”, recordando que, na passada terça-feira, a autarquia entregou ao Comando Distrital da PSP duas bicicletas elétricas para reforço do patrulhamento do centro histórico da cidade.
Esta sexta-feira, dia 19 de julho, na Praça da Liberdade, entre as 09H00 e as 20H00, continua a decorrer uma exposição estática de meios e valências operacionais da Polícia de Segurança Pública.
De lembrar que o Corpo de Polícia Civil de Viana do Castelo foi criado em sessão de 18 de julho de 1876 da Junta Distrital. Este Comando tem à sua responsabilidade a proteção de cerca de 239 635 cidadãos, numa área de 40,7 Km2, garantida pelos Polícias que compõem o efetivo das 2 Esquadras de competência genérica, localizadas em Viana do Castelo e Ponte de Lima, e das Esquadras de Investigação Criminal, de Intervenção e Fiscalização Policial e de Trânsito, com sede na capital de distrito.

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.