O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, está a assinalar os 148 anos de existência.
Na cerimónia comemorativa da efeméride, que contou com a presença do Diretor Nacional da PSP, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que a instituição tem sido “um pilar fundamental na garantia da segurança da cidade, do concelho e dos vianenses”, destacando a “dedicação contínua” dos seus profissionais.
“A PSP é uma instituição secular, mas que tem tido capacidade de se adaptar às exigências e às novas atribuições, sempre com distinção, contribuindo para segurança das pessoas e instituições”, indicou.
Luís Nobre realçou a importância do projeto do Banco Oficial de Provas de Armas de Fogo e suas Munições da PSP, instalado em S. Romão de Neiva, considerando que o mesmo é um projeto “de afirmação e modernização da nossa cidade e do nosso concelho”.
O Superintendente Luís Miguel Ribeiro Carrilho, Diretor Nacional da PSP, considerou que “os polícias são a espinha dorsal da PSP” e destacou o “trabalho assinalável” que é feito pelo comando distrital vianense. Realçou “o esforço, o rigor, a dedicação e a abnegação” dos polícias em prol da população, da paz e da segurança da pátria.

Já o superintendente Rui Conde, comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, frisou “a estreita ligação, cooperação e parceria permanente” entre a PSP e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmando que, desta cooperação, “resultará uma Viana melhor e mais atrativa”, recordando que, na passada terça-feira, a autarquia entregou ao Comando Distrital da PSP duas bicicletas elétricas para reforço do patrulhamento do centro histórico da cidade.
Esta sexta-feira, dia 19 de julho, na Praça da Liberdade, entre as 09H00 e as 20H00, continua a decorrer uma exposição estática de meios e valências operacionais da Polícia de Segurança Pública.
De lembrar que o Corpo de Polícia Civil de Viana do Castelo foi criado em sessão de 18 de julho de 1876 da Junta Distrital. Este Comando tem à sua responsabilidade a proteção de cerca de 239 635 cidadãos, numa área de 40,7 Km2, garantida pelos Polícias que compõem o efetivo das 2 Esquadras de competência genérica, localizadas em Viana do Castelo e Ponte de Lima, e das Esquadras de Investigação Criminal, de Intervenção e Fiscalização Policial e de Trânsito, com sede na capital de distrito.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.