A PSP está a realizar ações de sensibilização junto dos estudantes que vão realizar viagens de finalistas, alertando-os para o consumo excessivo de álcool e droga durante aquelas viagens, indicou hoje aquela força de segurança.
Num comunicado enviado à Lusa, a Polícia de Segurança Pública indica que a operação “Viagens de Finalistas” vai decorrer até 22 de Março em todo o país, numa altura em que estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário realizam viagens de finalistas, sendo Espanha um dos destinos mais frequentes.
A PSP justifica esta operação com o registo de alguns incidentes nestas viagens, geralmente «conotados com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e produto estupefaciente».
Nesse sentido, sustenta, «é essencial o reforço das ações de sensibilização como forma de prevenção de comportamentos aditivos e de risco associados às viagens de finalistas, e que contribuam para um melhor conhecimento dos jovens nestas idades sobre os perigos associados a estes consumos».
A PSP indica que as ações de sensibilização vão ser realizadas pelos polícias afetos ao Programa Escola Segura e, como exemplo, referiu que já teve lugar, na Guarda, em parceria com a Policía Nacional de Espanha, uma ação de sensibilização para alertar os estudantes para os riscos associados aos consumos excessivos nestas viagens, bem como deixar alguns conselhos de prevenção e segurança.
A polícia recorda o Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências para o período 2021 a 2030, que regista um aumento do consumo de bebidas alcoólicas nos jovens entre os 13 e os 18 anos, bem como do consumo de cannabis entre os jovens, além do ecstasy e anfetaminas.
A todos os estudantes que se vão deslocar em viagem de finalistas, a PSP aconselha que mantenham o contacto regular com as famílias durante o período das férias, se divirtam sem cometer excessos, se desloquem em grupo e que não percam a bebida de vista quando frequentam espaços de diversão noturna ou qualquer outro espaço com um grande aglomerado de pessoas.
«Não aceitar qualquer tipo de substâncias por parte de desconhecidos, serem portadores dos seus documentos de identificação e do cartão europeu de saúde, preservar as instalações dos hotéis onde ficam alojados e respeitar as autoridades locais» são outros conselhos da polícia.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.