Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
Em comunicado assinado por Rui Sousa, em nome dos eleitos socialistas, o PS explica que, após as eleições de 12 de outubro, assumiu publicamente o compromisso de fazer uma “oposição responsável”. Contudo, uma semana antes da tomada de posse, o cabeça de lista foi contactado pela CDU com a proposta de integrar um vogal socialista no executivo, convite que o PS recusou “em coerência com a posição previamente assumida”.
O partido sublinha que nunca colocou entraves à formação de outras soluções alternativas para o executivo, mas critica o que considera ter sido uma atuação “impositiva” por parte da CDU. Segundo o comunicado, após a tomada de posse, a presidente eleita apresentou uma lista para o executivo “à revelia do PS”, incluindo nomes de eleitos socialistas “sem acordo prévio”. Situação idêntica terá ocorrido com uma segunda lista, que incluía nomes da AD também “sem o seu consenso”. Ambas as propostas foram rejeitadas por larga maioria (13 votos contra e 6 a favor).
Os socialistas acusam ainda a CDU de “conduta desleal”, alegando que a coligação comunista “abordou individualmente alguns eleitos do PS”, à margem dos contactos formais estabelecidos, o que classificam como “um grave desrespeito institucional”.
O comunicado critica também as “declarações recentes” da presidente eleita pela CDU, que terão insinuado “motivações pessoais ou de género” como causa do impasse. O PS repudia essas afirmações, afirmando que o partido “se pauta por princípios de equidade, respeito e elevação no debate político”.
Por fim, o PS acusa a CDU de ignorar deliberadamente o partido Chega nas negociações para a constituição do executivo, considerando essa omissão “uma visão redutora da pluralidade democrática”.
“Num momento em que se impõe responsabilidade e respeito pelo mandato conferido pelos cidadãos, fazemos nossas as palavras da presidente recém-empossada: ‘Mais do que denunciar incoerências, importa cultivar o exemplo. Ser coerente não apenas nas grandes causas, mas também no respeito quotidiano pelo outro’”, conclui Rui Sousa, em nome dos eleitos socialistas.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.